segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PÉ-DE-BOI AMERICANO

Sem considerar o esportivo Corvette, até 1960, a Chevrolet oferecia uma única plataforma para os seus carros de passeio, com diversas opções de carroceria, normalmente reconhecida pelos brasileiros como Bel Air. Esse nome surgiu em 1950 em um elegante cupê hardtop, passando a designar todos os Chevys de acabamento mais caprichado de 1953 até 1958, ano em que o nome Impala tomou seu lugar. Entretanto, a Chevrolet disponibilizava versões de acabamento mais simples como a básica 150 (One-Fifty) e a intermediária 210 (Two-Ten) como opções mais acessíveis ao luxuoso Bel Air. Pouco conhecido entre os brasileiros, o 150 oferecia apenas as opções menos elaboradas de carroceria, como a de duas portas com coluna 1957 da foto, além de pintura em um único tom, pneus sem faixa branca, calotas mais simples, acabamento rústico e menos enfeites e cromados na parte externa. Normalmente, esses veículos eram adquiridos por frotistas. A foto foi tirada no Route 66 Auto Museum em Santa Rosa, NM, que tem uns carrinhos interessantes em seu acervo.

2 comentários:

Felipão disse...

Nunca me dei conta desses detalhes a respeito dos carros mais simples...

Que eu lembre, no Brasil tinha o Caiçara, o Teimoso, o Fusca pé de boi...De frota tinha o Simca Profissional, uma linha básica do Tufão

Luís Augusto disse...

Grande Felipão! É verdade, o Profissional foi concebido para frotistas e, antes dele, o Simca Alvorada. Como nenhum dos dois emplacou, viraram moscas-brancas hoje em dia.