A partir dos anos 60, deu-se início a um processo de descentrali-zação da produção automotiva mundial que, até então, era muito concentrada nos EUA e na Europa Ocidental, o que ocasionou a consagração de alguns projetos pelo mundo afora que, comprados para reduzir os investimentos das marcas iniciantes, ganhavam apenas retoques cosméticos e mecânicos de acordo com o gosto local. Assim aconteceu com o Fiat 124 (Lada Laika na URSS), o Opel Rekord (Olímpico no México, Monaro na Austrália e Opala no Brasil) e o Renault 12, que originou o Ford Corcel por aqui em 1968 e o Dacia Denem romeno da foto acima, que se manteve em produção de 1969 até 2005(!), dando lugar ao bem-sucedido Logan, já sob controle da Renault. Reparem como as proporções do habitáculo, o desenho das rodas e das maçanetas de porta remetem imediatamente ao médio da Ford brasileira que, no entanto, tinha desenho muito mais harmônico, assinado por Roberto Araújo - o Corcel foi considerado mais bonito até do que o próprio Renault 12 que o originou, causando ciúmes nos franceses. O motor era o mesmo 1.3 litro dos primeiros modelos brasileiros, mas não recebeu os melhoramentos que originaram o CHT 1.6 dos anos 80.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
3 comentários:
hahahaha
também vou pelo lado do Corcel...
Inclusive, existia um plano para lançar o Logan como Dacia mesmo, em vários países...
Depois desistiram...
Interessante como as proporções lembram as do Logan. Parabéns pelo blog.
Valeu, Beto! É verdade, o teto alto e a frente e traseira relativamente curtas remetem logo ao Logan.
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