O projeto original do Dodge Dart brasileiro remonta a 1966, quando a linha Valiant/Dart foi inteiramente renovada nos EUA, tendo sido usada a solução hardtop para os modelos de duas portas, idênticos aos que seriam lançados no Brasil na linha 1971. A idéia havia sido lançada pela GM em 1949 e seu princípio básico era a supressão da parte visível da coluna B, o que dava a impressão de um conversível com a capota fechada quando os vidros laterais eram baixados. Entretanto, com o enorme desgaste sofrido pelos Dodge Dart/Charger por causa da crise do petróleo e sem dinheiro em caixa para investir em novos modelos, a Chrysler do Brasil mudou o foco dos seus produtos para a clientela mais sofisticada e deu um "tapa" nos velhos Dojões ao colocar apliques em fibra de vidro na dianteira e na traseira, conseguindo mudar completamente a aparência dos veículos com um resultado muito harmônico. No top-de-linha Magnum da foto acima, lançado em 1979, os apliques também se estendiam aos vidros laterais traseiros, reduzindo o seu tamanho e sintonizando o estilo com os americanos da época; o toque final era a divisão do teto de vinil por uma faixa de lataria que dava continuidade ao acabamento da janela lateral, criando a impressão de um teto removível tipo Targa, usado nos Porsche 911 e Corvette Stingray de então.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
11 comentários:
Esses modelos venderam pouco, infelizmente.... Realmente, ficaram muito harmônicos com esses apliques...
Venderam relativamente pouco mesmo, mas a taxa de sobrevivência é alta. Já os Dodges dos primeiros anos, apesar de terem vendido bem, foram praticamente exterminados.
Lindo post. Aula de história em meia lauda, parabéns.
Luís, muito obrigado por colocar o antigosverdeamarelo entre os melhores sites sobre carros em português.
Grande abraço,
O Dart brasileiro era uma merda, um carro feito de peças juntadas. O Dart brasileiro matou muita gente incauta, o diferencial traseiro era da pick-up C14 Chevrolet, muito pesado. Isso aumentava muito a massa não suspensa, pois o projeto original do Dart americano tinha um diferencial muito mais leve. Isso causava com que o Dart nacional desse saidas de traseiras aos pulinhos do tipo da Kombi. Com uma suspensão dianteira muito boa com barras de torção longitudinais à la Porsche e com uma merda de suspensão traseira o carro era um desastre.
O que matava mesmo nos primeiros Dart eram os freios a tambor (acho que chamavam Twinplex, ou algo assim)herdados do Simca, totalmente ineficiantes para segurar o V8.
Nik, muito obrigado pelas palavras; Guilherme, acho mesmo!
Olá
Muito legal o teu blog.
To iniciando um blog com carros antigos. Te linkei, pode me linkar ai tb?
Obrigado
Juliano
http://carrosecarangas.blogspot.com/
Não lembro bem, mas o Jackie Stewart fez essa observação sobre os freios do Dart...
Felipão, acho que a observação foi do Emerson Fittipaldi. O fato é que a Chrysler disponibilizou freios a disco já em 1971.
Quem criticou (estrondosamente) os freios do Dodge foi Colin Chapman, construtor da Lotus, quando testou em parceria com o Fittipaldi um Charger R/T 1971 (O AUTOMÓVEL MAIS LINDO DO MUNDO!!!!). A cada tomada de curva, Chapman questionava o eficiência do carro nas frenagens (e olhe que os freios eram a disco) enquanto o Emerson sentava o pé e só reduzia 100mts antes das curvas...
Um projetista nato, mas piloto limitado, em contenda com um já consagrado profissional.
Foi o que eu disse em um post anterior, com outras palavras:
"Cada macaquinho em seu galho"
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