O simpáti-co E.T. da foto ao lado é um Henry J, modelo compacto da Kaiser que fez algum sucesso no Brasil, onde ficou, erro-neamente, conhecido como Henry Jr., talvez por causa do tamanho reduzido em relação às barcas americanas da época. Lançado em 1950 com pequenos e ultrapassados motores de quatro e seis cilindros, derivados daquele usado no Jeep Willys, ele foi a primeira tentativa da indústria americana de fazer carros compactos, antecipando fracassos como o Ford Pinto, AMC Pacer e Chevrolet Vega. O Corsair de Luxe 1953 amarelo, premiado no Brazil Classics 2006, representa o melhor modelo do Henry J, que foi tirado de linha naquele ano para dar espaço aos Aero-Ace e Aero-Willys, ocorrendo novo fracasso de vendas. Sentindo que não suportaria a concorrência da GM, Ford e Chrysler, o grupo Kaiser-Frazer encerrou suas atividades nos EUA em 1955 e se mudou para a América do Sul, onde produziu o Aero-Willys, no Brasil, e o Kaiser Carabella, na Argentina, junto com utilitários e modelos sob licença de outras fábricas, em um exemplo de empreendedorismo - no caso do Brasil, a Willys foi comprada pela Ford em 1967. Voltando ao Henry J, ele traz a curiosidade de ter estrelado um dos primeiros comerciais de carros para a TV brasileira, no qual o narrador exaltava, entre outras qualidades, o desenho moderno, o motor "possante" e os freios "poderosos", numa das pérolas dos primórdios da história da propaganda no Brasil.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
Um comentário:
Olá Luís. Parabéns pelo blog. Está tudo perfeto, temas, fotos, texto e títulos. E que títulos criativos para os posts.
Quando der faça uma visitinha ao meu humilde blog e enriqueça os posts com seus comentários, será uma honra. Abs.
Postar um comentário