Uma das mais antigas fábricas de carros do mundo, a Tatra produziu seu primeiro automóvel já em 1897, confirmando a posição de vanguarda dos tchecos no panorama cultural e industrial da Europa. Nos anos 30, comandada pelo engenheiro Hans Ledwinka, ela produziu os fantásticos T-77, que viriam a inspirar seu colega e conterrâneo Ferdinand Porsche no projeto do Volkswagen para a Alemanha nazista. Entretanto, a indústria tcheca viria a ser uma das mais prejudicadas pela geopolítica do século XX: mesmo sendo admirador dos Tatras, Hitler ordenou a interrupção de sua produção com a invasão da Tchecoslováquia em 1938, visando reservar mercado para os carros alemães. Depois da II Guerra, a produção seria retomada, já sem o comando de Ledwinka, com o Tatraplan, uma versão revisada e menos ousada do T-77, mas a burocracia soviética que dominou o leste europeu até 1990 prejudicou muito a marca, de modo que a Tatra acabou concentrando sua produção em caminhões a partir de 1952 e manteve apenas uma produção limitada de modelos de luxo exclusivos para os dirigentes comunistas. O Tatraplan T-600 1950 da foto, raríssimo no Brasil, tem motor boxer traseiro arrefecido a ar de 2.0 litros (52 cv líquidos) e suspensão independente por barras de torção em configuração muito parecida com a do Fusca. Atualmente, os tchecos produzem os veículos Skoda, marca que foi comprada pela Volkswagen, mas, ao conversar com um velho taxista de Praga sobre os carros do seu país, ele me falou orgulhosamente dos Tatras, uma das melhores demonstrações da capacidade técnica do povo tcheco.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
2 comentários:
Uma pergunta: o Tatraplan inspirou o VW Sedan, ou o projeto de Ferdinand Posche inspirou os tchecos?
Essa pergunta foi feita ao próprio Ferdinand Porsche após a guerra. Sobre o engenheiro Hans Ledwinka e seu projeto, Porsche disse: "bem, de vez em quando ele olhava sobre meus ombros e, de vez em quando, eu olhava sobre os dele". Os mais provável é que tenha havido "inspirações" de ambas as partes.
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