quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DOS TRILHOS PARA AS ESTRADAS

Após o sucesso da Puma - e com um mercado cativo proibido de consumir os Grand Tourers importados -, a indústria dos esportivos de pequena produção feitos por fábricas independentes floresceu no Brasil a partir da segunda metade dos anos 70, tendo se destacado a Santa Matilde, que ofereceu, entre 1979 e 1988, um cupê de desempenho realmente esportivo, graças ao motor 250-S oferecido nos Opala desde 1974. De linhas interessantes (belas, na opinião deste blog, a partir de 1984, com a suavização da traseira) e ótimo acabamento para o padrão dos fora-de-série de então, o esportivo foi oferecido também na versão conversível, bem mais rara, que pôde ser admirada em dose dupla no último encontro do Alphaville. Duas curiosidades acompanham o Santa Matilde. A primeira é que a empresa que lhe empresta o nome produzia, originalmente, vagões ferroviários, em Três Rios/RJ. E a segunda, talvez mais significativa, é a de que ele é um dos poucos automóveis com desenho assinado por uma mulher, Ana Lídia Duarte, filha do presidente da empresa. Marcou época como um dos mais exclusivos automóveis oferecidos por aqui.

8 comentários:

Rafael Ribeiro disse...

Um clássico desde sempre, com requinte e qualidade de construção muito acima da média dos demais foras de série nacionais de sua época.

Anônimo disse...

Interessante essas curiosidades...

Mas tem uma coisinha errada ali...

O motor 250-S passou a ser oferecido em 1974. Não em 1976 como muitos pensam.

regi nat rock disse...

Nessa época, quem não tinha grana para se aventurar num, lambia c'os zóios e comia c'oa testa.Um face lift o deixaria facilmente atual, creio . Um belo brinquedo.

Luís Augusto disse...

O anônimo tem razão. Já corrigido.

Alexandre Zamariolli disse...

Guardadas as proporções, é uma espécie de Aston Martin brasileiro. Belo carro.

F250GTO disse...

Carro muito bem feito, super equilibrado e com acabamento acima da média dos fora de séries brazucas.
O desenho não envelheceu, continua bonito até hoje.
Romeu

Chico Rulez! disse...

Esses SM conversíveis já entraram na categoria "Membro da Bolha Especulativa Antigomobilista", né? Ou ainda não?

Luís Augusto disse...

Alexandre e Romeu, bom vê-los de volta! Chico, bolha é bolha, já tem gente pedindo valor de carro 0km até em Lada Laika.