quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O ÚLTIMO MG INGLÊS

Hoje, na hora do almoço, no meio de um engarrafamento em frente à Santa Casa, vi, pela primeira vez, um MG chinês ao vivo. Tratava-se de um modelo 550, bem mais comportado do que o sedã esportivo MG6 que, ao que parece, é o carro-chefe do ressurgimento da marca. Bonito, vistoso, com porte semelhante ao de um Fusion ou Passat, ele me pareceu, no entanto, apenas mais uma banheira datada que não deu pinta de que passará para a posteridade como um legítimo herdeiro do legado da marca do octogonal. Legado que ficou bem cuidado até o final do século passado com o MGF, um interessantíssimo roadster com motor central-traseiro, parecendo um Porsche Boxter levemente reduzido - e com estilo próprio, é claro. Dotado de um quatro-cilindros 1.8 que, graças ao comando variável, chegava nos 145 cv, além das atualizações tecnológicas da época, ele acabou sendo o último modelo da marca enquanto esta era genuinamente britânica. Posteriormente ao seu lançamento, o grupo Rover passou ao controle da BMW, que acabou se desfazendo de algumas marcas, como a Land Rover e a própria MG, vendida aos chineses. Ao que consta, apenas seis MGF foram importados, todos de uma só vez, para o Brasil, em 1998.

7 comentários:

Paulo Levi disse...

A MG demorou demais para lançar um sucessor para o MGB, e quando o fez a concorrência já havia tomado conta do pedaço. Talvez um dia o MGF ainda venha a se tornar um clássico, mas acho que vai levar um bom tempo para isso acontecer.

Olhando para essa foto, não posso deixar de notar o lado irônico da questão: se com o MX5/Miata os japoneses da Mazda fizeram uma reinterpretação do tradicional carro esporte inglês, os ingleses da MG fizeram um esportivo com jeitão de... carro japonês!

M disse...

Realmente !
Os joãoponeiz da Mazda terão uma dívida eterna para com a esperteza dos ingleses...

Luís Augusto disse...

Verdade! Inclusive alguém já disse que o Miata esta entre os melhores esportivos ingleses já feitos.

Gustavo disse...

Concordo que será um futuro clássico mas tem qum "q" de japones mesmo. O que não é ruim.
A personalidade do carro está no conceito do motor central só utilizado em carros mais caros.
O carro é maravilhoso para dirigir, agil, por ser leve e com otima distribuição de peso. Anda tranquilo até o comando iniciar a variação para alta rotação onde mostra a esportividade.
Com certeza o ultimo MG de verdade.
Soube pelo importador que vieram 6 me faltava a foto desse ai.

Luís Augusto disse...

Gustavo, se vc está dizendo, então foram seis mesmo. Vc ainda guarda o seu MGF?

Gustavo disse...

Sim ainda está na garagem, mas busca um novo dono.

Anônimo disse...

É o prazer que mais interessa na vida das pessoas. Ter carro antigo e sinonimo de novos amigos. Normalmente quem compra um carro antigo a pessoa esta saudosista de um "antigo amor ou uma lembrança boa do passado". Como dizem por aí. Recordar e viver, vamos se comunicar nos encontros de antigos.
Beatricce Rossi Bovo
Campinas-SP