Para fazer o contraponto com o post do Zappo aí embaixo, eis a foto do carro que deu fama à Rolls-Royce, o Silver Ghost 1907, flagrado no encontro de Pebble Beach 2004. Derivado de um modelo concebido para competições de rali - nas quais foi pilotado pelo próprio Charles Rolls - ele era chamado, inicialmente, de 40/50 hp em alusão à potência fiscal, mas ganhou o famoso nome após a apresentação da unidade acima, um modelo-conceito destinado apenas a promover a marca entre os ricaços ingleses, que receberam bem suas linhas sóbrias - na época, os adornos dos automóveis de luxo eram de um detalhamento digno de uma catedral barroca. A fama veio não só pela nobreza do desenho, mas pela confiabilidade, maciez e silêncio do seis em linha de 7.0 litros e 48 hp brutos, dotado de um conjunto de virabrequim e volante do motor bastante pesado, capaz de inibir qualquer vibração, e que foi o responsável pelo nome fantasmagórico, já que era difícil perceber o seu funcionamento por causa de tamanha suavidade. Produzido até 1925 como único modelo da marca, sua aparência variava bastante porque a Rolls-Royce só fornecia os chassis e conjuntos mecânicos e deixava a carroceria a cargo de firmas independentes, o que só aumentava a aura de exclusividade do modelo, que chegou a ser produzido também nos EUA. Voltando ao carro da foto, ele foi vendido depois do lançamento e usado até como veículo de trabalho durante a II Guerra, após a qual ele foi recomprado pela marca e preservado para a posteridade. Se tudo isso faz do Silver Ghost o melhor do mundo, é difícil dizer, mas os espertos ingleses nunca perdem esse tipo de oportunidade e a fama ficou...
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
4 comentários:
bonito sem dúvida...mas não faz me tipo...
Os Rolls são míticos, principalmente os das primeiras décadas, eram diferentes de todos os outros!
Uma vez ouvi uma história, difícil de acreditar, mas dizia que a cidade de Santos-SP tinha a terceira maior concentração de Rolls Royce do mundo nos anos 20. Seria bom se fosse verdade, mas eu duvido... Quantos até 1929 sobraram hoje? uns 8, 9? será pouco ou bastante?
Abraço,
Sei da existência de pouquíssimos Rolls pré-Phantom; se a história é verdadeira, não é difícil concluir que a maioria deve ter sido exportada.
Coisa linda esse carro. O npivel de detalhamento, então, nem se fale...
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