quarta-feira, 15 de julho de 2009

O PESO É O GRANDE INIMIGO

Nos já distantes anos 50 e 60, quando a Europa ainda se recuperava das feridas da II Guerra, ocorreu o auge dos carros-esporte feitos para quem realmente amava a arte da pilotagem e estava disposto a abrir mão de todo e qualquer item supérfluo que pudesse prejudicar o desempenho das baratinhas. Como o dinheiro ainda não era farto e a gasolina era cara e relativamente escassa, os modelos eram pensados visando o máximo de simplificação possível, surgindo clássicos cuja interatividade com o motorista nunca mais foi repetida, como o alemão Porsche 356 e o inglês Austin-Healey Sprite, também conhecido como Frogeye por causa da aparência criada pela posição dos faróis. Conterrâneo de outros pequenos esportivos surgidos na mesma época, o Sprite foi produzido em sua configuração original entre 1958 e 1961 e merece um lugar especial na história pelo ótimo desempenho conseguido nas pistas, apesar do pequeno motor 1.0 de 43 cv líquidos que o empurrava, mas que chegava a beliscar os 90 cv quando submetido a preparações da época. Seu segredo era o peso de pouco mais de 650 kg, que possibilitava que o pequeno inglês humilhasse muitos seis-cilindros, principalmente em circuitos mais travados, o que devia fazer a alegria da platéia, que se deliciava ao ver um carrinho de aparência tão inocente deixar para trás modelos bem mais "bravos", algo que é revivido neste vídeo, que mostra um velho Frogeye deixando um Peugeot 306 tunado comendo poeira. Não é à toa que boa parte dos que realmente gostam de automóveis migraram para o antigomobilismo, embora os pequenos ingleses sejam pouco prestigiados na maior parte das coleções brasileiras.

12 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Dr., hj tudo é fácil, vc encontra qualquer coisa, qualquer detalhe que vc precise para restaurar um auto antigo...em 1970 durante a Copa do Mundo destruimos um DKW 1961 e após iniciamos a reforma, naquela época já não se encontravam mais peças originais para ele...hj temos fabricantes para as peças do DKW...imagine-se nos anos 60 tentando encontrar na Alameda Barão de Limeira em Sampa peças para um Austin,MG ou outro inglês era impossível e custava uma fortuna...tinhamos ainda carros americanos em casa e garimpavamos por lá a procura de peças para os Chevrolets...HJ ESTAMOS NO PARAÍSO....

Luís Augusto disse...

Sim, Chico, mas justamente por causa dessas facilidades de hoje, acho injustificável o baixo número de esportivos ingleses diante do crescente número de Ferraris ou Corvettes, por exemplo.

M disse...

Entre os ingleses, o Sprite é um dos meus prediletos !
Meu Nanico faz barba-e-cabelo neste comportadinho do vídeo.

Felipão disse...

Lindo esse Sprite...

Luís Augusto disse...

Ô M, mas o seu motor é o 1275, né?! Aí é covardia...

Anônimo disse...

Engraçado esse tal de M ficar falando que tem tantos carros e nunca aparecer com nenhum em nenhum encontro.
Ass: N

M disse...

Luís,
Na verdade 1.298 c.c. bem criados e bem alimentados com um "pequeno" Weber 45 DCOE.

Ôôô, N !
Nos encontros onde eu "apareço" vc nunca seria convidado...

Luís Augusto disse...

Que coisa mais chata...
Sugiro aos leitores que se atenham às discussões sobre os carros postados.
M, grato pela correção!

Gonçalo disse...

Boa tarde

eu seu que não é a mesma coisa, mas conduzir um motor autin 1000cc numa carroçaria de 630 kgs é fantastico......e ainda por cima um motor que tem mais de 40 anos....
adoro conduzir e curvar

abraço

Germano disse...

muita gente boa começou a correr nos ralies com esse carrinho...ele merece mais respeito que Ferraris, Porsche, TVR e Lotus...

Tohmé disse...

Gosto muito desses ingleses. Parece que tem uma rélica de um MG sendo vendida por aí. Alguém sabe?

Joel Gayeski disse...

Com muuuuuuuito atraso, cá estou eu mas quero deixar registrado.
Restauração de um Frogeye pelo pessoal do Wheeler Dealers.
http://www.youtube.com/watch?v=Ru2qRZOihs0
Esse aqui é 1275cc e o Ed China colocou freios a disco e Minilites.