quarta-feira, 20 de junho de 2012

LUXO ARGENTINO

A primeira parte da história da marca de automóveis que trazia o nome do industrial Henry J. Kaiser já foi contada aqui, quando, no final dos anos 40, seus modelos com paralamas integrados à carroceria de três volumes bem definidos anteciparam, ao lado dos Studebaker, as tendências dos anos 50. Industrial bem sucedido e empreendedor nato, Kaiser percebeu, no entanto, que não teria fôlego para acompanhar as Big Three em suas frenéticas atualizações de estilo nos EUA na década seguinte e encontrou apoio dos governos argentino e brasileiro para um segundo começo na América do Sul, tendo produzido o compacto Aero-Willys no Brasil de 1960 a 1967 (até 1971, sob a bandeira da Ford) e o mais pomposo Kaiser Carabela na Argentina entre 1958 e 1961, basicamente o Kaiser Manhattan americano de 1954, além de utilitários e veículos Renault sob licença em ambos os países. Aparentamente, Kaiser percebeu maior potencial para carros de luxo na elegante Argentina de então do que no Brasil, pois destinou seu modelo grande para os hermanos, enquanto nós da terrinha ficamos com o compacto Aero Ace de 1954, uma tentativa mal-sucedida de produzir um carro popular nos EUA; a Willys, adquirida em 1953, havia se tornado a marca de entrada do grupo. Equipado com um seis-em-linha de válvulas laterais, maior e de concepção diferente do Hurricane dos Aero nacionais, que tinham o cabeçote em F, o Carabela vendeu apenas 8 mil unidades em três anos de produção, provando a imaturidade do mercado sul-americano para sustentar a produção de veículos de categoria superior na virada dos anos 60. Apenas para efeito de comparação, o Aero Willys brasileiro vendeu quase 120 mil unidades entre 1960 e 1971. O Carabela 1958 da foto esteve no Brazil Classics 2012 e a foto veio do Antigos VerdeAmarelo

7 comentários:

M disse...

Esse carro é bem interessante !

Luís Augusto disse...

Também gosto. Gostaria de saber como esse veio parar aqui.

M disse...

Melhor não perguntar...

Anônimo disse...

so por curiosidade, gostaria de
saber se para importar um
veiculo , com mais de 30 anos ,
fabricado na argentina os
impostos sao iguais aos de um
veiculo fabricado nos EUA.
mas o carro e lindo.

Ricardo Ventura.

Luís Augusto disse...

Ricardo, imagino que os impostos sejam os mesmos mas o valor do frete, naturalmente é bem menor. O imposto incide também sobre o frete (viva o Brasil...), portanto a diferença de preço deve ficar grande se o carro custar na Argentina o mesmo que custa nos EUA. Mas a oferta nos EUA é bem maior, então imagino que o preço lá seja menor. Dependendo do modelo, é preciso fazer a conta para ver o que vale mais a pena.

regi nat rock disse...

na minha última vez em Bs.As. (a uns 5 anos) tropecei com um e fiquei bem curioso ppois não conhecia. A cor era bordÔ. MAS QUEIMAVA UM ÓLEO QUE VOU TE CONTAR. hahahahah. Acho quase bonito, mas bem interessante,

M disse...

Pessoal,
SE o carro foi realmente fabricado na Argentina, vai pagar os mesmos encargos do Mercosul.