terça-feira, 17 de maio de 2011

SUGESTÃO DOS LEITORES



Na discussão do post anterior sobre os predicados dos veículos ingleses dos anos 50, surgiram comentários sobre o Jowett Jupiter da foto acima, esportivo produzido pela Jowett Cars entre 1950 e 1954, dividindo a linha de montagem com o sedã Javelin. Dotado de um motor de quatro cilindros opostos em alumínio com válvulas no cabeçote - como nos VW, porém dianteiro e refrigerado a água - ele extraía 60 cv líquidos de 1.5 litro e obteve algum sucesso nos ralis que proliferavam na Europa do pós-guerra. Também como no VW, a suspensão dianteira era independente por barras de torção, mas, estranhamente para um esportivo, a alavanca de mudanças era na coluna de direção. O lado B ficava por conta da confiabilidade irregular e pelo estilo rebuscado, que dava a impressão de terem casado a frente de um sedã como o Austin A40 com a traseira de um Wanderer dos anos 30. Imaginem o quão limitada era a visão do motorista para a frente, com assentos lá embaixo e um capô tão alto!

10 comentários:

M disse...

Pronto ! Estragou o blog !
Hahahahahhh...
Inglês só pode gostar disto por puro bairrismo !
Olha só que coisinha feia !
O Javelin até que é bunitinho, mas este, nem com boa vontade !
Só se salva mesmo é o motor !

Luís Augusto disse...

Hehehehe, acho que ele é o antecessor do Daimler Dart, outro esportivo inglês cuja mistura de estilos é um pesadelo para os olhos.

M disse...

Já que vc começou, acabe de estragar o dia !
Ponha aí uma foto do gargalhada !

Luís Augusto disse...

Tá lá! Gargalhada é sensacional!

Guilherme da Costa Gomes disse...

Quem quiser manter-se na escola britânica e no mesmo estilo do Jupiter, sugiro o Riley RMC 2.5Litre... tem um desenho bastante bonito.

Luís Augusto disse...

Interessante, Riley foi outra marca bem vendida por aqui nos 50's, mas também está praticamente desaparecida.

M disse...

O Riley é uma jóia !
Tive um !
Classudo e bem acabado !

Mauricio Morais disse...

Concordo com o M, ô coisinha feia, sô!

Paulo Levi disse...

Vi um Jupiter desses no último Encontro de Automóveis Antigos de São Lourenço, em 2003 se não me engano. O dono havia adaptado um motor AP, mas de aparência o carro estava bem original.

M disse...

Pô !
A cara tirou a única coisa interessante do carro !
Tem um Júpiter destes guardado na minha garagem. NÃO É MEU !!!
Está lá de favor ! Meu funileiro fez toda a carroceria (é de alumínio) e acabou o gas do feliz proprietário. Também não tem motor.
Se alguém souber de um, por favor, me avise !