quinta-feira, 19 de maio de 2011

NAILHEAD



Uma das últimas marcas americanas de prestígio a adotar a configuração V8 para seus motores (o venerável straight-eight durou até 1953), a Buick descontou o atraso com uma obra-prima de engenharia, muito admirada pelos hot-rodders em suas preparações. Apelidado de Nailhead, por causa dos ressaltos das diminutas válvulas de admissão e escape que ficavam em posição vertical no cabeçote, lembrando pregos, ele iniciou a carreira na linha 1953 com 322 polegadas cúbicas (5.3 litros), mas ganhou maior notoriedade a partir do modelo 1957, já com 364 polegadas cúbicas (6.0 litros), que, na versão Roadmaster com carburador quádruplo, batia nos 300 hp brutos. O exuberante Roadmaster Conversível 1957 acima, premiado no Brazil Classics 2010, mostra o casamente perfeito de uma jóia mecânica com um ícone do design dos anos 50, que mantinha os traços característicos dos Buick, como os ventiports nos paralamas dianteiros, grelha vertical do radiador e o arco descendente nos paralamas traseiros, como já comentado aqui. O Nailhead duraria até 1966, quando a corrida por polegadas cúbicas iniciada em 1964 pelo Pontiac GTO forçou sua substituição pelo big-block da marca.

16 comentários:

M disse...

Dotô !
Tá vendo ? O banheirão não deu Ibope !
O pessoal gosta mesmo é de assombração !
Mas fique sossegado que daquí a pouco o Zuzu aparece prá contar alguma lorota sobre os Roadmaster !
Hahahahahahhh...

Luís Augusto disse...

Ta bom...
Vou caprichar no próximo!

roberto zullino disse...

Só conheço o Roadmaster 8 em linha que meu pai tinha, era aquela linha parecida com os Fleetline da Chevrolet. Era enorme por fora e cabia só criança atrás.
Isso aí não passa de uma jaca, um banheirão sem freios, emoção garantida ou seu dinheiro de volta.

M disse...

Eu não disse ?
Ele tarda mas não falta !
Este é o Zuzu ! Primeiro e único !

roberto zullino disse...

Mas eu andei muito de Roadmaster e você só viu de fotografia ou arrebentados, o nosso era uma merda, mas era zero bala, comprado na Cassio Muniz.

M disse...

Mas que bobão desinformado...
Meu avô tinha concessionária GM.
O 1.carro que andei foi num BelAir 52, zero bala !
Na casa dele sempre tinha uns 10/15 carros novos guardados, que não cabiam lá na Rua das Palmeiras.
Meu tio Constantino só andava de Buick, branco e zero !
E meu Tio Américo só andava de Lincoln !
A famiglia era phoda...

roberto zullino disse...

O Constantino podia ser dono da concessionária, mas a dona do prédio era a minha sogra, ele pagava aluguel para a véia.

M disse...

Eu sabia !!!
Casou por interesse...

roberto zullino disse...

Claro, já viu alguém casar com uma pessoa que não lhe interesse? Uma parte da grana do Constantino veio para mim. A véia deixava ele louco.

Guilherme da Costa Gomes disse...

Zullino e M, com tantos carros na história, não sobrou nenhuma fotinha pro AntigosVerdeAmarelo?
M, tem fotos da concessionária? Manterei seu anonimato.

Abraços,

M disse...

Coitado do Constantino...
Quem deixava ele louco eram aqueles filhos dele ! Só faziam merda...
Eu batia o ponto todo fim de tarde !
Saia do Rio Branco e passava lá para "testar" algum carro.
Bons tempos...

M disse...

Guilherme,
Nunca fui de guardar fotos !
O pouco que eu tinha de corridas, dei pro Saloma.
Minha mãe deve ter alguma coisa, mas o duro é pedir algo prá ela - tá caducando, a coitada.
Meu avô era muito amigo do velho Casari !
Minha mãe tem uma foto andando de bicicleta com as filhas dele e mais o Norman, de velocípede !
Prometí mandar para o Joca !
Já pedí umas 10X, mas ela esquece...

Luís Augusto disse...

Ô M, até que o banheirão deu Ibope!
Mas tá la o Vedette que vc mencionou! Prefiro os Fords americanos.

Paulo Levi disse...

Cheguei tarde na conversa, mas indiretamente esse banheirão também tem um significado pessoal pra mim. Meu pai tinha um Buick Special 1951 (também comprado zero), e foi nesse carro que eu aprendi a dirigir. A direção pesava uma tonelada e os bancos eram de uma espécie de flanela cinza que esquentava horrores, mas tenho bons recuerdos do Buicão. O museu de automóveis de Gramado, que nem sei se ainda existe, tinha um igualzinho a ele.

Paulo Levi disse...

Retificando (o que eu escrevi, não o motor do Buick): o tal museu de automóveis ficava em Canela, e não em Gramado.

Anônimo disse...

O 1o V8 da Buick foi lancado em 53 para os modelos Super e Roadmaster com 322 pol cub. Em 54 o Special recebeu sua versão de menor cilindrada. AGB