quinta-feira, 20 de agosto de 2009

EM TEMPO DE GUERRA


Quem gosta de Fuscas deve ler um pouco sobre a coleção de Bob Shaill, um inglês cujo acervo engloba o único Stoll Coupé produzido, conversíveis Hebmüller autênticos e esses dois curiosíssimos modelos militares, um Hanomag 1942 (na frente) e um Steyr 1939, destinados ao transporte de oficiais da Wehrmacht. A óbvia semelhança com o Volkswagen, do qual aproveitavam o chassi e a mecânica, associados a um desenho menos harmônico do que o do KdF-Wagen nazista de 1938, levam o leitor a pensar que são modelos que o antecederam na linha evolutiva do Fusca, o que não procede ao compararmos as datas - pode-se dizer que eles pertencem a um ramo do "clã VW" que não deixou descendentes. Praticamente desconhecidos, eles provavelmente são fruto de produção esporádica dessas fábricas sobre chassis remanescentes de veículos civis, já que o gigantesco complexo de Wolfsburg estava empenhado na fabricação de produtos mais vitais ao esforço de guerra alemão, como veículos militares leves, asas do caça Focke-Wulf 190 e a bomba voadora V1. Há notícias de outros Steyr sobreviventes, mas não na versão militar; as cores dos veículos, com camuflagem para o deserto, levam a pensar que eles foram usados no famoso Afrika Korps, do Marechal Rommel, mas trata-se apenas de uma suposição. A foto acima foi tirada pelo leitor Dario Faria em visita ao amigo inglês e gentilmente enviada por e-mail ao autor deste blog.

12 comentários:

PALINDROMO disse...

Olá,

Olhe, estou surpreso, pelas versões Steyr do fusca, mas tudo bem. Que eu saiba, a Steyr tinha um veículo proprio, nas versões 50 e 55, conhecidas como Steyr Baby. Alias toda a Austria era mais industrializada de forma independente antes da Guerra. Mas tudo bem, o seu post acrescentou algo, para podermos continuar sempre discutindo. Grato.

Luís Augusto disse...

Olá, Palíndromo,
Segundo o Dario, que me enviou a foto, o Steyr em questão era baseado mesmo no KdF.

Francisco J.Pellegrino disse...

Luis, ótimo post, eu não conhecia.

Germano disse...

o engraçado é que as linhas básicas não mudam...em todos esses modelos

Felipão disse...

Nunca tinha visto também...

Dario Faria disse...

Obrigado Luis por ter publicado a foto com o Steyr e o Hannomag.do iglês Mr. Bob Shaill, na verdade estes carros tinham mecânicas próprias de sua fabrica de origem,mas com a guerra e mesmo após o término as coisas ficaram dificeis na Europa e principalmente no lado leste e com isto com a abundância de Vws militares que foram abandonados nada mais fácil e prático doque utilizar a mecânica confiavél destes Vws e assim apareceram estas adaptações.Não tão distante aqui no Brasil também podemos encontrar vários outros veículos adaptados com a mecânica Vw,como muitos Gordinis e Willys Interlagos devido a dificuldade de peças,sendo uma prática bem semelhante.Para finalizar os dois carros destacados:Steyr e Hannomag são adaptações de época de mecânica Vw feitas com componentes do Kdf-Wagem,penso eu que não era muito "simpatico" utilizar modelos que lembravam o nazismo (Kdf-wagem,shwimmwagen e Kubelwagen),isto após o término da guerra,o que se tornava um motivo a mais para estas transformações de reaproveitamento de veículos obsoletos.
Dario Faria

Luís Augusto disse...

Dario, eu é que agradeço pelas fotos e pelo esclarecimento.
Abraços,
Luís Augusto

Luís Augusto disse...

Só uma coisa: não acho provável que esses veículos tenham sido produzidos depois da II Guerra; basta ver a inscrição 1939 no Steyr e a suástica na placa do Hanomag.

Anônimo disse...

CAro Luis,

Um detalhe: esta cor usada nos carros militares da foto se chamava dunkelgelb, ou amarelo escuro, usado em todos os veículos militares de 1943 em diante, substituindo o panzer grey típico alemão. Muita gente confunde esta cor com a usada pelo Afrika Korps, mas não é a mesma. Muito boas fotos de veículos mais raros que papai noel. Outra coisa: os alemães confiscavam qualquer carro para uso militar, bastando colocar as luzes de posição militares, iguais as que vemos nestes veículos sobre o paralama esquerdo. eram chamadas de Notek, nome da fábrica destas lanternas, também cnhecidas como luz de blackout.

Abrcs!

J Barone

Luís Augusto disse...

Prezado Barone,
Excelentes esclarecimentos!
Desconhecia completamente esses detalhes, muito obrigado!

Gustavo disse...

Barone além de entender de bateria e Paralamas, é um especialista nos assuntos da 2º Guerra. Vai ser o apresentador do documentários do National Geographic Channel que estréiam dia 5 deste mes.
Desculpa apropaganda Luis, mas não aguentei.

Luís Augusto disse...

Valeu, Gustavo!
Barone, desculpe, não fiz a conexão do nome com a pessoa. Fico feliz que tenha gostado do post.