quarta-feira, 12 de agosto de 2009

VALE PELA RARIDADE

Lançado em 1981 com a missão impossível de substituir o Landau como carro de prestígio da Ford, o Del Rey até que teve sua legião de fãs, que exaltavam a maciez de rodagem e o acabamento primoroso, ao mesmo tempo que não ligavam para o desempenho meio molenga do derivado velho Renault 12 - deve ter sido caso único em que um projeto originariamente destinado ao entry-level em seu lançamento foi alçado a uma categoria tão nobre no fim da carreira. Para os que levavam ao extremo a prioridade do conforto sobre o desempenho, a Ford disponibilizou uma caixa de marchas automática da Renault (me parece que era de origem inglesa), de funcionamento eletromecânico bem interessante, mas o desempenho do "carrão" foi tão abaixo da crítica que o modelo sequer foi disponibilizado em regiões montanhosas, como Belo Horizonte, para evitar o vexame. Como a procura pelo modelo foi mínima e é praticamente impossível consertar o módulo eletrônico da caixa, o Del Rey automático se tornou um dos veículos de série mais raros dos anos 80 e já é negociado com status de colecionável, como esta unidade à venda em Santo André/SP.

16 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Del Rey automático, vi uns dois apenas. Um deles era preto, Ouro, 1984 lindo, lindo, lindo... Veio de Campinas, era de um médico e foi doado à sua empregada, como ela não sabia dirigir, o filho teve a boa vontade de acabar com o carro. Quando eu ia pra escola cruzava com ele indo para o serviço de manhã, nas arrancadas ele levantava a frente, era o meu sonho. Depois de um tempo, já meio surrado, o câmbio pifou. Esse carro andou jogado em umas oficinas, mas não o encontrei mais... tem uns 6/7 anos isso.
Dos modelos raros do DelRey, tem também a série 250.000, de 1988.
Pra mim, fico com um Ouro 81/82 preto, por motivos pessoais, Ghia AP com rodas aro 14, lindos! e uma Scala 84, azul igual as publicidades da época.. Ah...

Felipão disse...

Eu nunca dirigi um Del Rey automático. Apenas o modelo convencional, que era uma delícia de conduzir, macio e com aquele painelzão completo...

Francisco J.Pellegrino disse...

Este carro DENIGRE a já péssima imagem da minha cidade....kkkkkkkkkk

roberto zullino disse...

Meu pai teve um coupê dourado amarronzado. Era 81 série ouro completo sem ser automático, mas não conseguia andar direito com tudo ligado, ou ligava o ar, ou andava. Na cidade era uma chatisse com a lentidão, mas era muito bom na estrada e muito econômico. Carro de velho.

Germano disse...

outra avis rara é a linha Jeep (Belina e Pampa)

Luís Augusto disse...

Zullino, esses primeiros cupes dourados da versão Ouro vinham com um tipo de vidro escurecido também amarronzado, fabricado nos USA. Quando a Ford percebeu que o brasileiro não valorizava esse tipo de sofisticação, parou de oferecer os tais vidros, substituindo-os pelos verdes.

roberto zullino disse...

O do meu pai já era verde, mas clarinho.

Luís Augusto disse...

Em 81? Estranho... talvez o tal vidro marrom fosse opcional, então.

roberto zullino disse...

Tenho certeza que o vidro era verde e o carro era 81. Um dourado puxado para vermelho, na época uma cor meio da moda, hoje em dia nem cabaré de porto usa mais. Dentro era monocromático em marrom claro, Roberto Carlos nunca andaria nele.
Não acho um carro digno de menção, sempre foi um carro de velho. Novo era mais ou menos, hoje em dia é apenas uma tranqueira que nunca deveria ter existido. Só o chicão quer comprar uns dois para aprender como se faz um carro.

Francisco J.Pellegrino disse...

Eu tive uns dois destes, nunca mais, nem prá recordação, só gostava do painel.Ah...tivemos Pampa, ainda bem que meu filho deu um pt nela.

Arthur Jacon disse...

Tenho uma Belina Ghia 90. Considero o mais belo carro de minha modestíssima coleçao. O habitáculo é uma aula de bom gosto e sobriedade. A suspensão macia e o estilo inconfundível marcaram época. E preço desses carros ainda não é proibitivo.

Luís Augusto disse...

Arthur, 90 já é motor AP? Ou é a última CHT?

Arthur Jacon disse...

Luís, é AP. Desculpe a demora na resposta. Estive fora do ar por uns dias.

Arthur Jacon disse...

Luís, é AP. Desculpe a demora na resposta. Estive uns dias fora do ar.

Luís Augusto disse...

Eu tinha um colega de faculdade que herdou um Del Rey Ghia AP do pai e não trocava por carro nenhum. Era mesmo uma delícia de dirigir.

Bordalho disse...

Eu tenho um ano 1986 4 portas Ghia completo. Estou vendendo, interessados enviar e-mail para: bordalho@hotmail.com