sexta-feira, 17 de julho de 2009

CONTO DE FADAS AUTOMOTIVO

Imagine a seguinte situação: um cidadão daqui de Belo Horizonte tem um 1.0 qualquer; inconformado com o desempenho sofrível do seu carrinho, ele cria uma receita de preparação para torná-lo capaz de acompanhar modelos maiores nas sinuosas estradas da região, com um bom resultado. Ele melhora de vida e compra um Punto Sporting para honrar os produtos de sua terra, mas, pouco tempo depois, é lançado o Punto T-Jet e ele se vê de novo defasado em desempenho, o que força outra preparação em seu carro. O resultado fica tão bom que outros donos do Punto pedem a mesma receita, o que passa a chamar a atenção da Fiat, que adota a preparação sem que isso afete a garantia de seus produtos e passa a dar apoio técnico à oficina, que cresce e se torna mundialmente famosa pela excelência de seus esportivos. Mudando os personagens (o 1.0 era um Fiat 1500, o Punto Sporting, um BMW 1500 e o Punto T-Jet, o BMW 1800), temos aí a história da fundação da Alpina, empresa criada por Burkhard Bovensiepen - que ainda é o seu presidente - sediada em Buchloe, cidadezinha encravada nos Alpes da Baviera e próxima a Munique, sede da BMW. Referência em preparações da marca ao lado da divisão Motorsport, da própria empresa-mãe, a Alpina foi responsável por grandes clássicos dos anos 70 e 80 que brilharam nas Autobahnen e nas pistas de competição, diferenciando-se dos demais BMW pela maior personalização dos detalhes, como a substituição do logo da fábrica pelo da preparadora nas rodas e centro do volante, além dos escritos Alpina em alguns pontos da carroceria e de detalhes do interior nas cores da empresa, que é reconhecida como um fábrica de automóveis independente pelo governo alemão. Atualmente, a presença da Alpina não se retringe a mudanças no motor e na suspensão, mas há também participação no desenvolvimento do rodas e adereços aerodinâmicos exclusivos e até em modificações estruturais mais profundas nos veículos originais visando melhor desempenho, tudo com o aval de Munique. O modelo Alpina-2002 1969 da foto, clicado pelo Chico Rulez, representa uma parte importante dessa saga com seu 2.0 de 170 cv líquidos e tem uma história particularmente interessante que pode ser conferida, junto com outras fotos, aqui.

5 comentários:

Germano disse...

engraçado é que as montadoras européias sempre tem uma preparadora associada...
FIAT - Abarth
VW - Abt
Mercedes-Benz - AMG
BMW - Alpina
Opel - Irmscher
Alfa Romeo - Autodelta
Renault - Alpine

Felipão disse...

Pô, é mesmo Germano. QUanto a histíra da Alpina, fantástica, Luis.

Felipão disse...

Luís... acabei pegando uma foto sua para ilustrar um post. http://blogsportbrasil.blogspot.com/2009/07/bem-lembrado.html

Espero que não se importe... hehehehe Abraços, Felipe

Luís Augusto disse...

De jeito nenhum... todas as fotos estão à sua disposição!
Abraço

Felipão disse...

Valeu!!!

Grande Luis...

Abração!!!