quarta-feira, 17 de abril de 2013

II RAID DA MANTIQUEIRA - PRÉVIAS (1)


Faltando pouco mais de um mês para a segunda edição daquela que promete se consolidar como uma das mais charmosas provas de regularidade do antigomobilismo brasileiro, vamos pingando por aqui algumas pinceladas sobre o evento, começando por ressaltar uma mudança sutil em relação à edição passada: não serão permitidas inscrições de jipes. Do ponto de vista deste blog, a medida é bem vinda, já que os belos 4x4 de época sempre parecem pouco à vontade em provas desse tipo, no asfalto. Carros de passeio de todos os tipos, mesmo os populares ou os sedãs familiares, são aceitos, bem no espírito de provas italianas de rua dos anos 50, como Mille Miglia e Targa Florio, nas quais muitos participantes se inscreviam com o único carro da família (até os Fiat Topolino eram vistos nessas provas), que se batiam com as desejadas Alfas e Maseratis dos mais abastados. Também são aceitos os chamados "futuros clássicos", modelos de interesse especial fabricados após 1980 que, a critério da organização, têm pedigree para correr ao lado de ícones do passado. Para mais informações, basta acessar o site oficial do evento ou a página do Facebook.
Feitas as apresentações, hora de comentar sobre o primeiro modelo confirmado, nada menos que o GT Malzoni # 7 que correu a mais famosa edição das Mil Milhas Brasileiras, a de 1966, e que perdeu o primeiro lugar nas últimas voltas por problemas em um dos pistões. Se dá gosto ver o mais famoso esportivo brasileiro correndo em uma prova de estrada, principalmente em se tratando de uma unidade tão especial, o toque final fica por conta do piloto, Jan Balder, figura legendária de Interlagos nos anos 60 e que era justamente um dos condutores desse mesmo Malzoni naquela distante Mil Milhas de 47 anos atrás, ao lado de Emerson Fittipaldi. Seu navegador será Alfred Maslowski, ícone do rali nacional nos anos 70.

Nenhum comentário: