quarta-feira, 30 de maio de 2012

SANGUE AZUL - 1

Revendo umas coisinhas que andei comprando para o meu querido MGB, encontrei este adesivo da Special Tuning Abingdon, que serviria como chancela para algumas receitas para deixá-lo ainda mais divertido (como ainda não vendeu, quem sabe?...), e deu vontade de falar sobre as divisões esportivas das grandes marcas. Pouco conhecida no Brasil, a Special Tuning começou, como tantas outras, como uma oficina independente de preparação e caiu nas graças da British Leyland após esta ter constatado o grande erro que cometeu em 1970, ao acabar com os departamentos de competições das marcas que controlava (quem não se lembra dos Mini Cooper de rally da década anterior?) o que, associado à qualidade irregular de vários produtos e a outros erros estratégicos grosseiros, afundaram o prestígio dos carros ingleses durante toda a década de 70. Como se sabe, o ressurgimento de um departamento oficial de competições e de opcionais homologados pela fábrica para incrementar a performance dos carros de série não evitou que as prestigiosas marcas britânicas controladas pela BL fossem para o vinagre, mas fica o registro daquela que, talvez, tenha sido a última tentativa de resgatar a pureza e o romantismo da esportividade britânica sobre rodas. Se alguém se interessar em preparar um MGB segundo a receita original, o catálogo está aqui.

2 comentários:

M disse...

O interessante é que todos os componentes podiam ser adquiridos na concessionárias.
O melhor upgrade disponível hoje para o motor do MGB é o cabeçote de alumínio cross-flow, com balanceiros roletados de alumínio.

Luís Augusto disse...

Nem me fale...
Imagine comprar um pacato Morris Marina e tranformá-lo em um bólido com a chancela da fábrica! E ainda estampar esse brasão no parabrisa.
Outra época...