domingo, 19 de setembro de 2010

TÃO BOM NAS RUAS QUANTO NAS PISTAS

Desenvolvido para as pistas de competição na época de ouro das provas de carros-esporte, o Porsche Carrera GTS - também conhecido como 904, designação interna da marca - fez carreira brilhante nas provas de endurance nos anos 60 contra adversários, muitas vezes, bem mais potentes. Seu sucesso se devia ao equilíbrio possibilitado pelo motor central-traseiro, à leveza da carroceria em fibra de vidro e à confiabilidade dos motores de cilindros contrapostos refrigerados a ar de 4 ou 6 cilindros, sempre 2.0, tendo os 904 se notabilizado por finalizarem quase todas as provas que disputavam. Como a FIA exigia a venda de pelo menos cem exemplares "de rua" para a homologação nas pistas, a marca disponibilizou cerca de 120 unidades para o grande público, quase todas com o quatro-cilindros, e o bólido surpreendeu pela facilidade de uso e docilidade no dia-a-dia, a ponto de muitos pensarem que a Porsche perdeu uma grande chance de expandir seu mercado ao decidir não produzir o Carrera GTS em larga escala como uma opção ao 911.

5 comentários:

M disse...

O motor 4 cilindros era o 2.0 de 4 comandos. Uma verdadeira jóia, bem mais vitaminado do que o 1.6 dos 356.
Este carro é o meu sonho e consumo ! Ainda faço uma besteira...

Luís Augusto disse...

M, obrigado pela correção, já tirei a informação errada!

Tohmé disse...

M, tem umas réplicas nos States....he, he

M disse...

É o jeito ! Mas a melhor é do Canadá. Estou negociando...

Gustavo disse...

Fantastico! O design é maravilhoso.