quarta-feira, 9 de março de 2011

OS 25 ANOS DO TOURO


Não tão lembrado quanto os contemporâneos Ferrari F-40 e Porsche 959, o Lamborghini Countach 25th Anniversary foi a resposta da marca a um horizonte mais otimista no mundo dos supercarros após mais de dez anos de vacas magras que levaram a maioria das fábricas de carros-esporte à bancarrota. Tal como os clássicos de Stuttgart (de 1986, derivado do 911) e Maranello (de 1987, oriunda da 288 GTO), este Lambo, de 1988, se originava de um esportivo já em produção cujo conceito básico foi lapidado até o limite da capacidade dos projetistas, que, nos três casos, conseguiram criar um objeto reconhecido como clássico já em seu nascimento. Os resultados práticos, porém, se revelaram completamente diferentes e, provavelmente foram determinantes para o carisma que cada modelo construiu nos 20 anos posteriores à sua produção. Enquanto a F-40 marcou por ter sido a última Ferrari sem concessões ao conforto, praticamente um carro de pista para as ruas, e o Porsche 959 se revelou um laboratório da mais refinada tecnologia da época, o Countach 25th Anniversary antecipava o que seriam os superesportivos dos anos 2000, com um visual arrasador, materiais de primeiríssima qualidade e toda comodidade possível à disposição dos 657 felizes compradores da macchina, que beliscava os 300 km/h e figura hoje em qualquer lista dos mais belos esportivos da história.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sou mais a Miura !
Esta tá mais prá batmovel...

Luís Augusto disse...

Anônimo, o Miura é mesmo fantástico, mas chamar esse de Batmóvel....

Anônimo disse...

Então vamos trocar batmovel por sputnik...
Mas pode acreditar: É feia !
Estas coisas "modernosas" serão condenadas ao esquecimento.
E a Miura é, definitivamente, um clássico !

Aluguer Automóveis disse...

Este é sem dúvida o melhor ferrari que a ferrari já construiu. è lindo este monstro!!!!!!!!

Luís Augusto disse...

Que Ferrari?