quarta-feira, 2 de março de 2011

SÓ NÃO ERA À PROVA D'ÁGUA


Se comparado com o pioneiro "Grande DKW-Vemag", lançado em 1958, o derradeiro Belcar S, de 1967, demonstrou uma evolução brilhante na trajetória do carro-chefe da Vemag: cilindrada aumentada de 0.9 para 1.0, um salto na cavalaria de 38 para 60 hp brutos, sistema Lubrimat e opção de embreagem automática SaxOmat, detalhes que faziam do "meia-sete" um veículo muito superior em manejo aos seus antepassados e ainda competitivo para a realidade brasileira daquela época, vencendo boa parte das limitações impostas por um projeto concebido ainda nos anos 30. Entretanto, a engenharia da Vemag não conseguiu superar a sensibilidade dos DKW a terrenos alagadiços, culpa do distribuidor posicionado logo à frente do motor, que molhava com facilidade e apagava o carro. Como enchentes já eram comuns nas metrópoles da época, qualquer chuva já devia provocar arrepios nos proprietários dos Vemag...

10 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Oportuno ao "67": a ideia que se faz sobre a fagocitação da Vemag pela VWB é que o objetivo maior era de eliminar a concorrência. É a razão mais ingênua,no entanto, a motivação foi outra. A Vw absorveu a mão de obra competentíssima da Vemag (vide as melhorias citadas no post) e isso permitiu que a Vw lançasse seus novos modelos fins dos 60, início dos 70: Variant, KG TC, Brasília...

Abraços,

M disse...

Mas quem inventou esta grade do "risadinha" merecia ser preso...

Luís Augusto disse...

Ora, até que não ficou tão ruim...

Guilherme, outro ativo, além da mão de obra, que interessava muito a VW eram as prensas e copiadoras Schüler da Vemag.

F250GTO disse...

Realmente o "penalty" do 67 era essa grade, com 4 faróis, que desfigurou totalmente o excelente carro que era o DKW na época.
Infelizmente em 67 o carro já estava se despedindo, após a VW assumir a Vemag e logicamente querer se livrar da forte concorrencia que os DKWs ainda faziam ao Fusca.
E a publicidade em 67 dizia:
"DKW 67, CARA NOVA EM CORPO FORTE".
E aquele distribuidor com seus famosos tres platinados, colocado ali, bem na frente, pouco acima dos parachoques, eram uma festa em qualquer enchente.
Romeu.

regi nat rock disse...

O castigo era regular os 3 platinados. Não gosto nem de lembrar.
Interessante, eu gostei dessa modernizada quando foi lançado.
Na época eu era ainda influenciado pelos carrões americanos. Hoje, continuo gostando mas, creio, por razões sentimentais. Tive um, codinome "Margarida" preto. Como se nota, nada a ver... Mais um 'causo' pro dotô...

Luís Augusto disse...

Regi, os platinados eram tão difíceis assim de regular?

M disse...

Hehehehhh...
Realmente, aquele distribuidor deve ter sido projetado em Trás-os-Montes !
Além do ótimo posicionamento, a solução dos 3 platinados e 3 bobinas é "supimpa" !

regi nat rock disse...

Eram sim. qdo ia acertar o 3. um dos outros dois saia da folga. O problema era o pouco espaço pra manipular e se as folgas não estivessem muito, mas muuuuito parelhas, o motor reclamava e perdia potencia. Se a memória não falha a folga era de 0,6mm...
putz! 3 platinados, 3 condensadores e 3 bobinas...
Tem uns 200 anos que não mexo num.
he he.

roberto zullino disse...

eu tive uma vemaguete que apesar de ser das antigas, era 61, tinha um sistema de ignição eletrônica que não usava os platinados. foi feito por maluco que usou uma espécie de motoplatas, aquelas de kart, nunca entendi o que era e como funcionava, mas funcionava muito bem e nunca precisou de regulagem alguma, na época se vendia ignição eletrônica para todos os carros, principalmente para os Simcas Chabord que acho que chegaram a usar de fábrica.
a vemaguete tinha um antigo motor de corrida com uma weber dupla e meia weber cortada e cambio mais longo e escape diferente, eu troquei esse conjunto com a mecânica normal taco a taco e não me arrependi. veio junto uns freios a disco enormes, Campagnollo/Dunlop, foi tirar uma mecânica e trocar pela outra, só ficaram as rodas que eram normais, mas usavam cinturato. tirando o consumo um pouco mais alto o carro era excelente. os primeiros passats, aqueles 1500 4 marchas eram ultrapassados pela vemaguete em terceira e levavam a mudança para quarta nos "zuvido" na piaçaguera guarujá. vários me pediam depois para ver o motor.

M disse...

Motoplat é um tesão !
É blindada e funciona até embaixo d'água...