quinta-feira, 15 de julho de 2010

ACABOU A GRANA


Responsável pelo desenho do primeiro carro da marca de esportivos Alpine, o A-106 de 1955, o designer italiano Giovanni Michelotti foi novamente contratado pela empresa para desenhar um belo conversível, que conviveu com o A-106 durante pouco mais de um ano e que, mais tarde, ganharia a denominação A-108. Com a necessidade de modernizar o A-106 o final dos anos 50, surgiu a idéia de fazer uma versão fechada do conversível de Michelotti, mas a Alpine passava por dificuldades financeiras e desistiu de contratar o renomado estilista, deixando a cargo do seu próprio departamento de projetos a criação da célebre Berlinetta (ou Berlinette, em francês), que se revelou dona de um equilíbrio e harmonia de formas até superiores às do conversível original. O desenho final da Berlinetta foi tão bem-sucedido que, no Brasil, há muita gente da velha guarda que se refere ao Interlagos - cópia sob licença do A-108 feita pela Willys - como Berlinetta, independentemente da versão de carroceria ("vi uma Berlinetta conversível para vender..."), mostrando que o dinheiro para contratar Michelotti pela terceira vez não fez muita falta. Sempre usando mecânica Renault e contando com seu suporte técnico, a Alpine seguiu de forma independente até 1970, quando foi absorvida pelo gigante francês e se tornou sua divisão esportiva. O A-108 foi produzido na França de 1958 a 1965 (a Berlinetta surgiu em 1960), tendo sido substituído pelo A-110, enquanto o Interlagos da Willys foi de 1961 a 1966 nas versões cupê, converível e berlineta, com 822 unidades produzidas.

5 comentários:

F250GTO disse...

O csarro tem um desenho maravilhoso até hoje.
Não envelheceu.
O Alpine foi um carro vitorioso nas pistas tambem.
Fez muito sucesso em competições de velocidade e Rallys.
Aqui no Brasil as Berlinetas Interlagos foram vencedoras de varias competições e revelou um numero grande de pilotos, entre eles Bird Clemente que dava verdadeiros shows nas pistas.
Hoje os poucos carros originais que restaram são valiosos objetos de coleção.
Romeu

Luís Augusto disse...

Romeu, creio que o Alpine realmente vitorioso na Europa foi o A-110, sucessor do A-108(Interlagos para os brasileiros). Mas o desenho do A-108 é mais bonito.

Mauricio Morais disse...

Pra mim, em minha santa ignorância, sempre chamei estes carros de Berlineta e pronto. Mas na verdade seu nome deveria ser "CARISMA".

Germano disse...

depois de um tempo afastado da blogosfera, quando volto dou de cara com uma maravilha dessas...pra mim, os A-1xx(106,108,110) são os mais lindos Alpines. os sucessores (310,GTA e 610) não tiveram a mesma aura

Luís Augusto disse...

Opa!
Bem-vindo de volta, Germano!