terça-feira, 15 de junho de 2010

O IMPALA CANADENSE


Sempre aparece, em um grande encontro de antigos como Araxá, algo inusitado como este Pontiac Parisienne 1959, modelo premiado no evento e do qual este blogueiro nunca tinha ouvido falar. O Parisienne foi a opção canadense ao Bonneville que, seguindo a cultura automotiva em voga na América dos Anos Dourados, abusava dos cromados adornos. A identificação do estilo Sport Sedan (quatro portas sem coluna central e com janela traseira panorâmica) com os outros GM da época é imediata, ficando por conta da grade dianteira bipartida a assinatura da Pontiac, que já se destacava como a divisão mais jovial do grupo. Entretanto, a base deste full-size não é o luxuoso Bonneville americano, mas sim o Chevy Impala, de construção mais simples e barata do que os primos das divisões mais ricas do grupo, sendo que o motor da unidade da foto é o ortodoxo seis em linha da Chevrolet, que fica longe de oferecer a esportividade que caracterizou a Pontiac americana desde os anos 50; os V8 derivados do small-block dos Bel Air ficavam como opcionais.

8 comentários:

roberto zullino disse...

Esse carro foi premiado? Ah vá!! Não acredito, a mineirada mão de vaca só não deu medalha para o véio do Gordini. O resto levou pelo menos uma medalhinha. Sacanagem.

roberto zullino disse...

Tem uma curiosidade que quem quiser investigue um pouco.
A GM sempre fez suas saladas de frutas entre suas divisões, esse carro aí é um exemplo. Acabou tomando um mega processo do governo e associações de consumidores que exigiam que as marcas tivessem motores próprios e foi um trabalhão ficar se colocando marca nas tampas e nos blocos de motor, buick com motor buick, pontiac com motor pontiac e por aí vai. Hoje com a salada que fazem com fiat usando motor GM e outros exemplos isso não teria o menor sentido, mas a coitada da GM acabou se ferrando. Isso é que dá estar na frente do tempo, acabou pagando pelo pioneirismo.

Luís Augusto disse...

Turminha de sem-o-que-fazer esses juristas americanos, quando o assunto é automóvel. Não sabia dessa história. Tem também a obrigatoriedade dos sealed-bean e dos parachoques de absorção que mataram os europeus dos 70's que foram para lá. Lembro, ainda, de uma história sobre a proliferação de SUVs nos 80's (classificadas como trucks nos USA) que surgiram para driblar uma lei que determinava a proporção na produção de veículos econômicos (que ninguém queria mais) em relação aos gastões de que todo mundo gostava, mas perdi a referência na selva da web. Vc sabe contar a história direito?

Francisco J.Pellegrino disse...

Eu gosto da barca...é fiel ao tempo dela. Os homens e suas leis, melhor nem comentar.

roberto zullino disse...

Eu góstio de sealed beam.

Artur.Y disse...

Belo modelo!

Gosto dessa frente, uma prévia de muitos carros dos anos 60.

Giovanni Tonon disse...

Roberto Zullino, obrigado pelos comentários depreciativos sobre meu carro. De qualquer maneira, pouco me importa o prêmio, afinal o motivo de ter este carro não é esse.

roberto zullino disse...

De nada, nem precisa agradecer, não gosto de barcas americanas, nada pessoal, only business.