segunda-feira, 19 de abril de 2010

O FILHO DA BRISA



Bem menos ousada do que o Graham-Paige do post abaixo foi a resposta da Chrysler ao sucesso do Lincoln Zephyr, talvez porque a empresa ainda estivesse traumatizada com o fracasso do Airflow. Seu estilo, no entanto, também marcou época e fechou a década sintonizado com a tendência streamline, à qual apenas a GM parece ter sido reticente em aderir, com faróis em forma de gota integrados aos paralamas e grade aerodinâmica a partir de 1939, como no modelo da foto acima clicado pelo Gustavo Leme e que repousa na coleção do Og Pozzoli. Naquela época, a linha Chrysler, marca mais sofisticada do grupo, era dividida basicamente entre os modelos Royal, menores e mais simples (porém superiores aos Dodge e DeSoto, do segmento intermediário), com motor seis em linha, e Imperial, a crème de la crème com oito cilindros em linha com três opções de entre-eixos e cuja carroceria longa demais não casou tão bem com o belo desenho da dianteira. Até onde vão os conhecimentos deste leigo no assunto, o modelo do Og é um Royal, mais simples - por favor, me corrijam se eu estiver enganado.

4 comentários:

Gustavo disse...

A foto não está muito boa, ao contrario dos carros da coleção do Og, todos funcionais desde que troque oléo e se faça alguns ajustes todos podem rodar.

Luís Augusto disse...

Gustavo, espero que não se importe com as minhas "incursões" no seu blog!

Vinicius disse...

gostei do blog ! aceita parceria
http://infocarbr.blogspot.com/

troca de banners!

Gustavo disse...

De jeito nenhum. Abraço.