sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A RESPOSTA DOS BÁVAROS


Disposta a entrar de vez no segmento premium no pós-guerra, a BMW seguiu os passos da Mercedes ao lançar modelos grandes inspirados nos desenhos da escola de Detroit, que ditou as tendências no design automotivo nos anos 50. Com o 501, que ficou conhecido com Anjo Barroco por causa das formas rebuscadas e arredondadas da dianteira, a Casa de Munique se colocava em pé de igualdade com o 300 Adenauer em termos de presença, mas o desempenho do seis em linha 2.0 de apenas 65 cv líquidos inviabilizou qualquer pretensão da BMW no rico mercado americano, de modo que o 501 teve que se contentar com as tímidas vendas no mercado interno. O contra-ataque viria com o 502, de desenho idêntico ao predecessor, mas agora usando um moderno V8 igual ao do esportivo 507, que começou com 2.6 litros e 95 cv em 1954 e chegou a 3.2 litros e 140 cv já em 1956, ano do belo 502 Baur Cabriolet da foto acima, flagrado no Schwetzingen Oldtimergala 2007 - como ocorria com os rivais de Stuttgart, havia também a opção Coupé. Após a adoção do V8, o desempenho do 502 ficou tão acima da concorrência, que o modelo foi adotado pela Polícia Rodoviária alemã e a marca engrenou as exportações para os EUA, mas o 502 sempre obteve sucesso mercadológico apenas relativo, permanecendo em linha até 1961.

4 comentários:

Felipão disse...

ando meio de mal da bmw depois daquela história de sair pelas portas do fundo da f1...

mas que esse modelo é bponito, isso é

Luís Augusto disse...

A história da BMW na F-1 não é das mais brilhantes mesmo. Como destaque, apenas o fato de ter sido o primeiro campeão da era Turbo, com Piquet em 83. Depois uma passagemn discreta pela Arrows e a parceria desastrosa com a Williams, antes do também diuscreto vôo solo dos anos 2000. A tradição mais fote da marca é nas provas de turismo, da qual os bávaros também andam afastados.

Francisco J.Pellegrino disse...

É uma excelente marca, muita qualidade, nos sedãs mais acessíveis peca pela falta de espaço no banco traseiro, quem já teve sabe do que estou falando.....este que vc postou é muito bonito.

Gustavo disse...

Não muito afastados do do Turismo, o Augusto Farfus tem feito belas atuações com uma BMW. Quanto ao carro é lindo mesmo, uma das poucas miniaturas que tenho em escala 1:18.