quarta-feira, 27 de maio de 2009

PÔNEI OBESO

Se, em seus primeiros anos, o Mercury Cougar já apontava para uma preocupação maior com o requinte do que com a esportividade, a segunda geração do primo de luxo do Mustang, lançada em 1971, perdia de vez os traços esportivos e se distanciava muito do conceito original, ao contrário dos rivais Dodge Challenger e Pontiac Firebird, que se mantiveram mais fiéis ao espírito dos pony-cars na virada dos anos 70. Apesar do desenho mais para carro de executivo do que para esportivo jovial, sua disposição para acelerar continuava intacta antes da crise do petróleo, com o belíssimo motor V8 Cleveland 351 chefiando a gama de ofertas - havia também o big block 429, de concepção bem menos refinada. O tempo, entretanto, mostraria que o design massivo do Mercury seria a tendência a ser seguida pela indústria americana nos anos 70, que nunca mais alcançou a leveza das linhas que fizeram escola na década anterior.

11 comentários:

Germano disse...

O Cougar e o Toronado na minha opinião são os carros mais feios da época

Luís Augusto disse...

Gosto do Toronado...
O ponto mais crítico, na minha opinião, foi o Charger 1972 em diante (tem um post sobre ele por aí).

De Gennaro Motors disse...

este modelo eu adoro ! lindo !

Felipão disse...

é um estilo mais conservador mesmo. Quanto ao Toronado, lembro de um mostrado, certa vez, do Jay Leno em um programa da Discovery. Por fora ficou bonito, mas mudaram um série de coisas na mecânica...

roberto zullino disse...

Barca, um lixo. Tive uma station wagon Mercury Montego com motor 429, parecia um navio, não faz curva, não tem freio, caixa paralítica, direção hidráulica mole, beberrona. Um colega de faculdade tinha um Cougar que conseguia ser pior que a station wagon.

Luís Augusto disse...

Zullino, creio que o Cougar e o Montego passaram a ser o mesmo carro a partir de 1974, certo?

roberto zullino disse...

A mesma merda você quer dizer, esses carros eram absolutamente desonestos, não eram de quebrar, mas eram muito mal projetados e construídos, acabavam andando muito mal.

Luís Augusto disse...

Eles realmente estão relacionados no livro World's worts cars, assim como o Mercury Comet, o clone do Maverick, da mesma época. A engenharia da empresa não devia estar em boa fase...

Francisco J.Pellegrino disse...

Dr. Luis, os carros são bonitos, o Zullino é mal humorado, ele acha que todo carro tem que andar em Interlagos e virar em 2:02 ! Remédio nele....urgente.

Gustavo disse...

Feio,mas confortavel como a tradição americana.

Luciano Jafet disse...

Este Cougar 71 é simplesmente lindo,como a maioria esmagadora dos carros americanos!!!Meu pai importou um Cougar XR-7 preto 1969, que na minha opinião era um dos carros mais belos do mundo!!Seu V8 de 351 polegadas cúbicas,gerava 250 hp e andava muito!!Quando meu pai vendeu o carro em 73,para colocar no lugar, um Oldsmobile Toronado 73 também preto que havia importado,eu fiquei 15 dias sem falar com ele!!!Mas depois me apaixonei pelo Olds!!!!!!