quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

OUTRO ÂNGULO, OUTRO APELIDO

O Henry J da foto ao lado, pri-meiro mo-delo com-pacto lan-çado pela Kaiser, já apareceu visto de frente em um antigo post aqui do blog, que chamava a atenção para a denominação equivocada que ganhou no Brasil (Henry Jr.). Visto de costas, é fácil entender a razão do outro apelido do estranho carrinho - Frango Assado. Além do desenho esquisito da carroceria que motivou a brincadeira, ele trazia outros detalhes insólitos, como a posição do espelho retrovisor e um "dente" na parte de cima da vigia traseira que se repetia no pára-choque, mostrando como os americanos, mesmo em modelos simples e baratos, foram os mestres da forma sem função nos anos 50.

5 comentários:

MoVilla disse...

Lembro-me de ter visto êsse carro quando criança lá em Santos.
Isso há quase cinquenta anos atrás, e já tinha cara de esquisito (o carro).

Luís,
tenho êsse post no meu blog, e talvez possas me ajudar.
O link é êsse:
http://desertescapes.blogspot.com/2009/01/que-carro-sse-what-kind-of-car-is-this.html
Abraço
Paulo MoVilla

Chico Rulez! disse...

POR QUE TEM UM UNO XUNADO ALI ATRÁS???? WTF???

Ah sim, o Kaiser (ou Kaiser-Frazer?) é magnífico! Já tive oportunidade de ver (e entrar) nos dois que o Dr. Navantino tem, e também são maravilhosos.

Luís Augusto disse...

Chico, o Uno não é xunado, ´um modelo autêntico da antiga fórmula Uno.
Kaiser-Frazer era o nome do grupo (Frazer era a marca de luxo e Kaiser a de entrada, tipo Lincoln e Ford). O Henry J era da Kaiser, naturlmente. O Navantino tem dois Kaiser, mas nenhum Frazer.

Paulo, assim que tiver uma folginha dou uma olhada no link.

Felipão disse...

Luis...

se me permite (hehehehe) deixa eu dar uma ajuda com o Uno. Aquela roda e o número me remeteram ao carro utilizado pelo Clemente Faria e Vinicius Pimentel na Copa Schell de Marcas e Pilotos... Grande carrinho, foi o campeão de 87, inclusive.

Luís Augusto disse...

Grande Felipão!

Competições não são o meu forte, mas é muito bom ter colaboradores como você por aqui!

Esse Uno deu o que falar no dia dessa foto, me parece que um grande colecionador daqui de BH, ligado ao Clemente, estava querendo comprá-lo.