Alguém consegue pensar em uma imagem mais emblemática?
Foi por volta de 2015 que eu comecei a me mobilizar para realizar meu sonho de adolescente de ter um Niva. Dos 13 aos 16 anos, era o meu objetivo de vida um dia ter um desses simpáticos jipinhos soviéticos. Naquela idade, a vida passa muito devagar e, aos 44, ao olhar para um período tão curto, é difícil acreditar que 3 anos foram aquela eternidade toda.
O Niva na Canastra: será que o soviético iria dar conta?
Pois foi há exatos 3 anos, em novembro/18, que o sonho se materializou (depois de 3 anos de garimpo!) no Niva Pantanal vermelhinho, tratado a pão-de-ló desde a sua compra. Desde então, já foram diversos encontros, passeios e até participação no Raid Estrada Real de 2019, em Tiradentes.
Mas ainda faltava algo. Faltava jogá-lo na terra e ver do que ele é capaz. Pesquisa daqui, matuta dali e a oportunidade se materializou na expedição à Serra da Canastra organizada pelo Fora da Estrada BR, exclusiva para Veiculos 4x4.
O percurso alternou estradas de terra em ótimas condições com caminhos que só mesmo um 4x4 poderia vencer
Inscrição feita, pouco mais de 300 km de asfalto percorridos e chega a hora de se integrar aos outros 11 jipes da expedição - 3 Jimny, 3 TR4, 1 Pajero Full, 1 Pathfinder, 1 Compass, 1 Hilux e 1 Troller, todos curiosíssimos com aquela peça de museu que parecia, de longe, o mais frágil da turma.
Dois momentos do Lada com seus colegas de turma
Pé na estrada, que muitas vezes mais parecia mesmo uma trilha, com subidas e curvas apertadas em um terreno muito acidentado. Paisagens deslumbrantes, cachoeiras maravilhosas, sempre com orientações via rádio no caminho para ligar e desligar o 4x4 da turma, tendo cuidado para não danificar o bloqueio e a reduzida. E, diante da desenvoltura do Niva, a curiosidade sobre a engenharia daquele carrinho aumentou e veio a revelação do que quase ninguém sabia: ele é 4x4 o tempo todo e, graças ao terceiro diferencial, pode ter sua reduzida usada sem restrição alguma, tendo a alavanca de bloqueio do diferencial independente da reduzida!
Foi justamente nos terrenos mais difíceis...
O povo ficou besta com a desenvoltura do bichinho, andando como um carro de passeio onde os outros pareciam não estar tão a vontade. Sonho realizado, foram 932km de sorrisos com a família no carro, terminando com o mais velho declarando que quer um Niva quando fizer 18!
Diversão em estado puro
Se a medida do carisma de um carro pode ser feita no desejo de um adolescente, o Niva é imbatível aqui em casa! Se estiver na terra, seu habitat natural, melhor ainda.
ResponderEncaminhar |