quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

TRADIÇÃO ESQUECIDA

Normalmen-te, é atri-buída aos ingleses a criação do conceito de esportivo pequeno, barato e descompli-cado, con-cretizado no ícone MG TC, que encantou os soldados norte-americanos aquartelados na Europa após o fim da II Guerra. Como a história normalmente é contada pelos vencedores, quase todo mundo se esqueceu da forte tradição dos alemães nesse tipo de carro, cujo exemplo mais bem-sucedido foi o Adler Trumpf Junior Sport, parte integrante da linha Trumpf (muitas vezes grafada incorretamente como Triumpf), que englobava diversos tipos de carroceria e uma gama de motores de quatro cilindros e quatro tempos que ia de 1.0 (Junior) a 1.7 litro; a tração era dianteira, como no seu maior concorrente, o DKW Front. Lançado em uma época de otimismo, seu belo design era exaltado, nas peças publicitárias, como o carro esportivo da jovem Alemanha e sua produção durou de 1935 a 1937, contribuindo para colocar a Adler entre os três maiores fabricantes alemães de veículos nos anos 30 - não houve modelos da marca após a II Guerra. A bela foto acima mostra os irmãos Marx conduzindo seu raro exemplar no desfile da premiação no Brazil Classics 2006 e foi tirada pela organização do evento, eternizando um dos pontos altos da festa.

4 comentários:

Felipão disse...

Incrível... Uma das três maiores marcas de atomóveis alemães ter desaparecido... Isso em um país com muitas montadoras... Uma pena não ter sobrevivido a guerra,,,

Gustavo disse...

O BMW328 também é um exemplo.Porém acho que não tem nenhum por aqui, tem Luis?

Luís Augusto disse...

Gustavo, não sei de nenhum 328 no Brasil, mas acho que ele está em uma categoria bem acima desse Adler e do MG TC.

Rafael Barouki disse...

BMW 328 eu não vi nenhuma por aqui, por enquanto, mas existe uma 326 conversível, modelo similiar. Ela está na coleção dos irmãos Marx.
Confiram neste link, é uma reportagem de uma revista, a Classic & Sport Cars, creio que em 1997.
http://carrosantigos.files.wordpress.com/2010/11/marxs-collection.jpg

Olhem atentamente, é a foto do meio, a 326 está ao lado do Jaguar, que foi do pai de Flávio Marx.