Continuando a tese do post ante-rior, se o estopim da I Guerra, em 28 de junho de 1914, pode ser conside-rado o dia do início, de fato, do século XX, uma boa data para o seu término seria 09 de novembro de 1989, quando o parlamento da Alemanha Oriental decretou que não haveria mais restrições aos cidadãos de Berlim que quisessem passar para o lado ocidental. Naquela noite, enquanto caía o maior símbolo da bipolarização do poder após a II Guerra, um coadjuvante se tornou instantaneamente famoso no meio da festa do povo berlinense: tratava-se de um DKW dos anos 30, disfarçado em uma carroceria com design dos anos 60 feita de fibra de algodão, que foi, durante vinte anos, o principal automóvel da Alemanha comunista e que hoje se tornou ícone: o Trabant feito pela estatal Sachsenring, cuja história já foi contada aqui. Curiosamente, os marcos do início e do fim do "século do automóvel" tiveram a participação de dois carros cujas marcas acabaram perecendo em meio às mudanças que eles mesmos ajudaram a precipitar. O modelo da foto está no DDR Museum, em Berlim.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
3 comentários:
Ahhhhhhhhhh e já tirei todas as dúvidas que tinha por aqui mesmo... Gosto demais desses carros, apesar de muitos fazerem chacota a respeito desses carrinhos,,,
Tem um Trabi rodando aqui em SP. Te mando afoto.
Deve ser o do Paulo Meyer, um fanático por tudo da DDR. É dele o carro da foto do outro post.
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