Embora, o-ficialmente, o século XX tenha se iniciado em 01 de janeiro de 1901 e terminado em 31 de dezembro de 2000, existe uma tendência entre os historiadores de classificá-lo como um "século curto" do ponto de vista geopolítico, iniciado com a I Guerra e terminado com a queda do Muro de Berlim. Se os historiadores estiverem corretos, poucas eras da história moderna tiveram início tão preciso quanto o "século do automóvel", exatamente em 28 de junho de 1914, quando o ativista sérvio Gavrilo Prinzip matou a tiros o casal herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, o Arquiduque Franz Ferdinand e sua esposa Sofia, em Sarajevo, desencadeando o conflito. Nada mais emblemático do que o casal imperial ter sido morto justamente a bordo de um automóvel, o Gräf & Stift 1910 da foto acima, que se encontra preservado no museu histórico de Viena. A marca surgiu em 1904, após a união dos irmãos Gräf, que vinham construindo automóveis desde 1893, com o investidor Wilhelm Stift tendo se tornado a mais respeitada marca austríaca de automóveis de luxo até a II Guerra, após a qual passou a produzir apenas ônibus e caminhões até 1971. Para os detalhistas, vale observar que o automóvel do Arquiduque nunca foi restaurado e ainda conserva as marcas das balas disparadas naquela tarde que mudou, para sempre, o rumo da história da civilização.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
6 comentários:
Tenho dois livros aqui em casa que retratam a cena do assassinato. São gravuras conhecidíssimas, que já vi em muitos outros lugares. Numa delas, o carro aparece meio que descaracterizado. Na outra, os carros batem perfeitamente. Vc acabou me tirando uma dúvida que já tinha algum tempo, Luís, de qual carro seria aquele. Ainda mais que ele se encontra preservado como na época do acontecido... Fantástico... Um dos posts mais legais que vi por aqui...
Grande Felipão, obrigado pelos elogios.
Existe uma lenda absolutamente sem fundamento sobre esse carro, a de que ele teria virado a sucata que teria sido comprada pela Porsche e usada na fabricação do Spyder que matou James Dean, insinuando que a maldição original estaria no Gräf & Stift e não no Porsche (já vi isso escrito em mais de um lugar). Como pode ser visto em Viena, o carro não virou sucata coisa nenhuma (a não ser na opinião de alguns chatos que acham que carro antigo é tudo ferro-velho...)
Essa história da maldição do Porsche é intrigante, que diria que veio desse carro.
É um perigo esse negócio de reciclagem!rsrsrs.
hahahahahaha
perfeito, Luis...
Eu havia escrito a respeito desse Porsche do Dean e essa informação é nova pra mim. Como é fértil a imaginação das pessoas...
hahahahhaha
kkkkkkkkk, esse negócio de maldição...sei não, kkkkkk.
Sensacional estes posts históricos. Carro e história tem tudo a ver.
Havia um carro no começo da I grande guerra, havia um carro quando o homem pousou na lua.
Essa história dá samba.
Muito obrigado, Maurício; pelo jeito a galera gostou de uma pitada de história; vou tentar enfatizar isso nos próximos!
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