Enquanto a Alemanha Ocidental brindou o mundo com Mercedes SL e Porsches, o lado de lá oferecia o Trabant e o Wartburg, modelo que acabou ficando menos conhecido do que o "concorrente" feito pela Sachsenring. A Wartburg foi uma das muitas marcas alemãs cuja história se confundia com a própria origem do automóvel, mas que conheceu cedo a decadência e desapareceu ainda antes da I Guerra. Como o nome tem muito apelo no país - Wartburg é uma famosa fortaleza medieval alemã -, os soviéticos resgataram a marca para produzir um modelo de mecânica DKW em uma fábrica que pertenceu à BMW até a II Guerra, que acabou ficando do lado comunista da Alemanha ocupada, próxima à velha fortaleza. O modelo 353 da foto, lançado em 1969, trazia estilo convencional e construção ortodoxa de carroceria sobre chassi, mas, ao contrário do Trabant, usava chapas de metal. Após a débâcle do Império Soviético em 1989, os últimos modelos, como o verde em primeiro plano, receberam um moderno quatro cilindros da Volkswagen e discretas atualizações de estilo (as rodas e os spoilers do modelo da foto não são originais), mas se mantiveram basicamente os mesmos de vinte anos antes e não resistiram à concorrência ocidental, saindo de linha em 1991. A foto foi tirada do ótimo Autos von Gestern (carros do passado, em uma tradução livre); para os que curtem as imagens, mesmo que não entendam alemão, a visita vale a pena.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
2 comentários:
"ao contrário do Trabant, usava chapas de metal"
Luís, o Trabant era fabricado com algum tipo de fibra??? é isso??? Já ouvi dizer que tratavam-se de carros construídos com uma espécie de plástico e papelão, mas é difícil de acreditar...
Felipão, o Trabant era construído em Duroplast, uma fibra derivada do algodão, de acabamento bem mais grosseiro do que a fibra de vidro do Corvette ou do Puma, por exemplo. Para mais detalhes sobre o Trabant, clique sobre o marcador Sachsenring aí ao lado. Abraço
Postar um comentário