Normalmen-te, é atri-buída aos ingleses a criação do conceito de esportivo pequeno, barato e descompli-cado, con-cretizado no ícone MG TC, que encantou os soldados norte-americanos aquartelados na Europa após o fim da II Guerra. Como a história normalmente é contada pelos vencedores, quase todo mundo se esqueceu da forte tradição dos alemães nesse tipo de carro, cujo exemplo mais bem-sucedido foi o Adler Trumpf Junior Sport, parte integrante da linha Trumpf (muitas vezes grafada incorretamente como Triumpf), que englobava diversos tipos de carroceria e uma gama de motores de quatro cilindros e quatro tempos que ia de 1.0 (Junior) a 1.7 litro; a tração era dianteira, como no seu maior concorrente, o DKW Front. Lançado em uma época de otimismo, seu belo design era exaltado, nas peças publicitárias, como o carro esportivo da jovem Alemanha e sua produção durou de 1935 a 1937, contribuindo para colocar a Adler entre os três maiores fabricantes alemães de veículos nos anos 30 - não houve modelos da marca após a II Guerra. A bela foto acima mostra os irmãos Marx conduzindo seu raro exemplar no desfile da premiação no Brazil Classics 2006 e foi tirada pela organização do evento, eternizando um dos pontos altos da festa.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
4 comentários:
Incrível... Uma das três maiores marcas de atomóveis alemães ter desaparecido... Isso em um país com muitas montadoras... Uma pena não ter sobrevivido a guerra,,,
O BMW328 também é um exemplo.Porém acho que não tem nenhum por aqui, tem Luis?
Gustavo, não sei de nenhum 328 no Brasil, mas acho que ele está em uma categoria bem acima desse Adler e do MG TC.
BMW 328 eu não vi nenhuma por aqui, por enquanto, mas existe uma 326 conversível, modelo similiar. Ela está na coleção dos irmãos Marx.
Confiram neste link, é uma reportagem de uma revista, a Classic & Sport Cars, creio que em 1997.
http://carrosantigos.files.wordpress.com/2010/11/marxs-collection.jpg
Olhem atentamente, é a foto do meio, a 326 está ao lado do Jaguar, que foi do pai de Flávio Marx.
Postar um comentário