quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

ADVENTURE LOCKER DOS ANOS 60

Muito antes da Fiat alardear a novidade Locker na Palio Week-end versão Transfor-mers, a GM ofereceu um sistema semelhante na linha Chevrolet 3100, respresentada aqui pela perua Amazona 1962, o qual batizou com o muito mais simpático nome de Tração Positiva. Trata-se do famoso diferencial autobloqueante, que atua quando uma das rodas está em situação de menor aderência, como neve e lama, e transfere a força para a roda que está mais bem apoiada. Claro que o sistema da Amazona não tem as sofisticações eletrônicas da perua Fiat, mas, honestamente, essa velha dama não parece muito mais preparada para o fora-de-estrada do que sua herdeira?
A foto é do Brazil Classics 2006.

5 comentários:

Guilherme Gomes disse...

Os primeiros dez anos de carros nacionais são fantásticos, uma aura muito particular, recoberta por sentimento de nacionalismo, desbravamento e vanguarda.... é a imagem que eu faço.
Se continuarmos nossa "heróica e mesopotâmica missão" mais gente poderá saber o passado de seu próprio País.
Gostei.
Parabéns.

Ricardo Antônio disse...

Meu pai teve uma Amazona azul 63 que já tinha quatro faróis. Foi o carro mais divertido da minha infância. Muito bom o blog,parabéns.

Felipão disse...

Que coincidência. Vi uma Amazona hoje, no sentido oposto da rua. Pena que não deu para fotografar. E como nossos antepassados eram criaticos,,, Faziam miséria jpá naquela época...

Arthur Jacon disse...

Versão transformer! Sensacional! Realmente essa Locker ficou bem feiosa, com aquele visual rebuscado e de mal gosto.

Luís Augusto disse...

Hahahahaha, valeu, Arthur, achei que ninguém ia notar minha observação!!!