terça-feira, 16 de setembro de 2008

FRENTE INSPIRADORA

A semelhan-ça não chega a ser tão óbvia, mas, com-parando as duas fotos, dá para acreditar que a frente do Corcel do post abaixo sofreu alguma influência do Falcon da Ford americana, até para dar alguma identidade com a marca ao projeto francês que havia sido comprado pela Willys antes de ser absorvida pelo fabricante do Mustang - aliás, o nome Corcel foi outra jogada de mestre para remeter ao pony-car americano, sendo que o símbolo dos primeiros modelos também era um cavalo galopando. Voltando ao Falcon, ele foi o mais bem-sucedido compacto da primeira geração das três grandes de Detroit, lançada no início dos anos 60 para combater a invasão dos Fuscas. Superou com folga o Chevrolet Corvair e o Plymouth Valiant da geração anterior ao nosso Dodge Dart e foi produzido entre 1963 e 1991 pelos nossos vizinhos argentinos em General Pacheco, onde, atualmente, é feito o Focus. Mesmo sendo o pé-de-boi da marca, havia, nos EUA, uma gama completa de versões e motorizações, inclusive esse conversível 1964 com um V8 289 (4.7 litros, 195 hp brutos) preservado no Route 66 Auto Museum em Santa Rosa, NM.

Um comentário:

Felipão disse...

Dá para sentir a influência do desenho, sim...