quarta-feira, 10 de setembro de 2008

BRONCA

Recebi hoje, por e-mail, uma severa admoesta-ção de um amigo por ainda não ter postado nada sobre a Porsche. Para me retratar, fica hoje o post do fruto do projeto no. 356 do escritório do Dr. Ferdinand Porsche. Diferentemente dos 356 de produção em série, que tinham estrutura monobloco e motor traseiro, esse pioneiro tinha chassi tubular e motor central de 1.1 litro derivado do VW usado nos primeiros Fuscas, mas com aumento na taxa de compressão e dupla carburação, saltando de 26 para 40 cv líquidos. O logotipo que seria posteriormente usado pela marca, uma sobreposição do brasão com o cavalo empinado da cidade de Stuttgart com o do estado alemão de Bad-Württemberg, ainda não aparece nessa série, já que ela foi produzida em Gmünd, na Áustria, ficando limitada a 50 unidades entre os roadsters de motor central e os primeiros cupês, já com motor traseiro. O modelo da foto, o K45-286, é o chassi no. 1 e se encontra preservado no museu da Porsche em Stuttgart, onde também fica o museu da Mercedes. Aliás, os museus de carros na Alemanha, sozinhos, valem a viagem.

2 comentários:

Felipão disse...

Luís...

Tem um post a respeito do que escreveu sobre o Laika, no blog do Flávio Gomes...

Parabéns pelo belíssimo, trabalho...

Luís Augusto disse...

Valeu, Felipão, eu vi. O FG é uma figura...