terça-feira, 31 de março de 2009

OUTRA PRECIOSIDADE DO OG

Aproveitan-do mais uma vez a visita do Gustavo Leme à coleção do Og Pozzoli, eis mais uma de suas jóias, o Ford Sportsman 1946, raro até nos EUA. A história desse modelo é interessante: em 1946, o grande público norte-americano ainda não havia sido despertado para a magia dos carros esportivos, já venerados pelos europeus desde os anos 20, de modo que a Ford, carente de um produto novo e em dificuldades financeiras, aproveitou o know-how na fabricação de SWs em madeira - as famosas Woodies - para lançar um produto mais sofisticado do que o conversível padrão (eternizado nos cinemas como o carro do vilão Biff Tannen na trilogia Back to the Future), com portas e tampa do porta-malas substituídas por peças em madeira maciça e a estrutura em aço dos painéis laterais traseiros recobertos também com madeira e destinado à clientela jovem e endinheirada que queria associar esportividade à sua imagem. Cerca de 3500 unidades foram produzidas entre 1946 e 1948, todas com o V8 Flathead 240 (3.9 litros) de 100 hp brutos oriundo da Mercury, até que a renovada linha 1949 pôs fim a um dos mais românticos modelos da história da marca, que teve seguidores como o Chrysler Town & Country, o Nash Suburban e o "primo" Mercury Sportsman.

11 comentários:

Helio Herbert disse...

Sou suspeito para falar pois sou admirador de todo tipo de carro antigo, independente de marca,e esse é um automovel que me agrada muito.Aquí no Brasil existe uma empresa que faz serviço semelhante
de exelente qualidade "O Celeiro do Carro Antigo" no Sul do país.
Aproveito para informar você Luís Augusto que estarei ausente por longo período,já estou indo para Aguas de Lindóia esta semana e só voltarei no final de Abril.Desejo a você muito sucesso e espero você lá,me procure.Forte Abraço. H.H.

Germano disse...

ele tem um visual meio bruto para um carro esportivo

Luís Augusto disse...

Hélio, estarei em Lindóia e procurarei por você lá!

Germano, só mesmo o consumidor americano da quela época para engolir um Fordão 46, que fazia 0-60 mph em 20 sec como um esportivo. Mas vale como registro histórico...

Felipão disse...

Eu particularmente não gosto desse acabamento em madeira nas laterais dos carros. Mas, nesse caso, impossivel não deixar de admirar o estado de conservação do carro.

Germano disse...

não só daquela época...se esse carro fosse lançado hoje...faria sucesso com os yankees

se repararem...o charger novo parece uma Dodge RAM sedã

Luís Augusto disse...

Bem lembrado...

guilherme gomes disse...

Esse carro é lindo.
Tem outro em Fortaleza.

Gustavo disse...

Foi um dos que mais gostei da coleção. Sorte de voces que vão poder ir a Lindóia eu estou viajando a trabalho, me mandem fotos, por favor.
Saudações da casa do Obama

tohmé disse...

Luís, o audi que você destacou no seu blog é maravilhoso.
Será que tem algum por aqui na terra brasilis?

De Gennaro Motors disse...

O OG só tem mesmo preciosidades ! rsrs parabéns !

Luís Augusto disse...

Sem chances, Tohmé, só produziram duzentos e poucos e os aficcionados sabem a localização de cada um.