É curioso pensar que, até o lançamento do Balilla, em 1932, a Fiat - que acabou se tornando referência em veículos populares - se desta-cava pela produção de veículos de alto luxo, caso desse Town Car 1923, Best of Show em Lindóia/2005 e cuja carroceria traz a curiosidade de abrigar três compartimentos distintos de passageiros: dois conversíveis (o do motorista e o da traseira) e um totalmente fechado, visando a privacidade de seus abonados ocupantes. Até a II Guerra, a Itália era um dos países de maior desigualdade social da Europa Ocidental, o que colocava a massa operária longe do sonho do carro próprio e encorajava a indústria local a se concentrar na produção de veículos para as elites, como os Isotta-Fraschini 8A e Lancia Lambda, muito sofisticados tecnicamente, mas de estilo mais contido do que o adotado pela Fiat, que nunca mais conseguiu associar sua imagem a produtos refinados - vide o calor que o Linea atual está tomando da concorrência e a desvalorização do Tempra e do Marea frente a seus contemporâneos.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
5 comentários:
Ainda bem que a Fiat não se consolidou no segmento de luxo. O que seria do mundo sem o Topolino, o 500, o 600( famoso na argentina como Fitito), o 147 no qual me iniciei na direção. E se estão tomando calor deviam voltar ao que sabem fazer.
Verdade, Gustavo, muito interessante o seu ponto de vista; a Fiat deveria parar de insistir em catapultar seus produtos para segmentos superiores.
Eu gosto bastante dos carros da Fiat desse segmento. Entendo que eles tem uma personalidade marcante, graças ao design (muitas vezes copiados por outras montadoras), além de conforto, acabamento, espaço interno, etc. Apenas o motor 5 cilindros não era um grande sucesso, já que muitos consumidores não seguiam regras básicas que constavam nos manuais.
Ah, Luis, Obrigado pela preocupação lá no blog. Acho incrível perceber o tanto de amigos que fiz com o blog...
Ahhh e depois conte mais sobre essa do Vrum,,, Estou aguardando ansiosamente...
Felipão, que prazer em revê-lo! Te desejo muito sucesso na nova fase da carreira.
Quanto aos Fiats de luxo, concordo que sejam ótimos carros, mas acabam não sendo associados à imagem de sofisticação que a marca gostaria. Fora o pós-venda horroroso...
Maravilhoso automóvel,tive a oportunidade de vê-lo de pertinho.
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