terça-feira, 3 de março de 2009

PÔNEI COM NOME DE PEIXE

O primeiro pony-car a convidar o jovem americano a acelerar e encontrar sua própria identidade longe dos suntuosos full-size e dos compac-tos baratos, feitos pelas divisões de entrada das Big Three, foi o Plymouth Barracuda 1964, que antecedeu o onipresente Ford Mustang em algumas semanas - a Chevrolet comeu poeira e só disponibilizaria o Camaro em 1966. Com diversas opções de acabamento e motorização, sendo o V8 273 (4.5 litros, 180 hp brutos) o mais usual, ele era baseado na primeira geração do compacto Valiant e mantinha forte identidade com o modelo que lhe deu origem, o que tirou muito do apelo de vendas do primeiro 'Cuda, eclipsado pelo rival da Ford que em nada remetia ao feioso Falcon, do qual derivava. O troco viria na segunda geração, de 1967, com um dos desenhos mais bonitos do final dos anos 60 e a opção dos legendários motores Hemi ou Magnum 440, provando a vocação de vanguarda do grupo Chrysler na cultura automotiva americana. Raríssimo no Brasil em sua primeira geração, o 'Cuda me obrigou a recorrer ao Canadian Driver para achar uma foto para ilustrar o post.

5 comentários:

Felipão disse...

Um dos meus favoritos... Aliás, esse com motores Hemi Super Stock são raríssimos, mesmo nos EUA. Um deles foi protagonista do filme Velozes e Mortais...

Felipão disse...

ahhhh

Luis... eu tava como seguidor ali do lado... de repente saí...

entrei de novo...

e quando vou consultar os feeds, não recebi nada...

Entrei aqui novamente e percebi que tinha sido subtraido de novo...

agora estou acompanhando de novo...

Nao sei o que se passa com o blogger...

Luís Augusto disse...

Pois é, Felipão, e no momento vc não aparece como seguidor do meu blog...

CHOPPMOTORRAD disse...

Mas de uma olhada no teste comparativo inicial feito por Richart Petty, em novembro de 1964.

http://books.google.com.br/books?id=MyYDAAAAMBAJ&printsec=frontcover&dq=%22front+drive%22&lr=&source=gbs_summary_r&cad=0_0#PPA76,M1


Abração do

Luís Augusto disse...

Chopp', muito legal o comparativo!!! Valeu pela dica. Interessante o autor ter considerado o Barracuda mais familiar e o Mustang mais esportivo, já que a tendência se inverteria nas gerações seguintes.
Valeu!