Um dos mais intrigantes Grand Tourers da história, O Justicialista Gran Sport é o espor-tivo nacio-nal dos argentinos, mais ou me-nos como o é o Brasinca 4200 GT/Uirapuru para os brasileiros. Com apenas 167 unidades construídas entre 1953 e 1955 - antes, portanto, de ícones como Ferrari 250 GT ou Mercedes 300 SL de rua - ele é o retrato de uma época ainda próspera para a Argentina, que se orgulhava de ver Buenos Aires se rivalizando em elegância com New York ou Paris. Ao contrário do que pensa a maioria dos antigomobilistas brasileiros, Justicialista não designava apenas o esportivo, mas era a marca de uma linha completa de veículos, que incluía sedãs, peruas e caminhões, sob controle do grupo estatal IAME (Indústrias Aeronáuticas e Mecánicas del Estado), que também fabricou os veículos da marca Rastrojero. Voltando ao Gran Sport, ele tinha carroceria feita em poliéster montada sobre chassi tubular e motor 1.5 de 55 cv líquidos do Porsche 356 instalado na frente (boa pegadinha para os que pensam que os primeiros VW Gol nacionais foram os únicos carros com motor boxer a ar dianteiros) e tração também dianteira, formando um conjunto bastante heterodoxo. Sua produção foi condenada pelo golpe militar de 21 de setembro de 1955, que baniu a política populista de Juan Domingo Perón, autoridade máxima do partido... Justicialista! O modelo da foto foi flagrado na Autoclásica 2008 pelo pessoal da Antyqua, especializada em roteiros clássicos pelo mundo.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
15 comentários:
Fantástico!!! Não conhecia o justicialista... O que me atraiu mesmo, foi saber do motor de Porsche instalado na dianteira. E esse post segue a linha do automóvel com história....
Super interessante, não sei nada sobre a história automobilistica dos nossos vizinhos que também são apaixonados por carros.
Quanto o carro além de feio devia ser uma encrenca igual ao Gol 1300 a ar que tive.
Prefiro o Uirapuru.
Aqui também vou com o Gustavo. O carro é feio, também tive um Gol BX no começo da vida adulta e prefiro o Uirapuru.
Ora, senhores, ele não é tão feio assim...
Pessoalmente, gosto muito do Justicialista, acho que foi um pioneiro cheio de personalidade.
Seria interessante perguntar a um argentino o que ele pensa do Uirapuru...
http://www.cocheargentino.com.ar/j/justicialista.htm
Faltou dizer: Realmente é muito rica a historia automotiva dos Hermanos. Durante o verão, a paisagem do sul do Brasil, modificava-se até o fim dos anos 80 de forma substancial, pela adição de Torinos, Ramblers, Fairlanes, Falcons, Chevy II e Dodge Coronado. Minha frustração foi nunca ter visto um Bergantín...
Valeu pela dica, Chopp´. Te perguntei em um post passado se vc era de Blumenau; se for, parabéns ao seu povo por uma das cidades mais bonitas do Brasil (ainda existe lá um boteco lá chamado Tunga? - bons tempos...)
ola amigo....add seu link no meu site...OK
vc tem autos antigos ?
Olá, De Genaro. Tenho.
Este auto de ustedes es muy feo, y tiene un nombre horrible, imajina-te un auto llamado Uirapuru.
Hermano
Este auto de ustedes es muy feo, y tiene un nombre horrible, imajina-te un auto llamado Uirapuru.
Hermano
Esto (falso) español de usted é más feo que tu nombre (hahahahahaha)
Grande Luís, parabéns pelo excelente conteúdo. Aproveito a oportunidade e lhe convido a conhecer meu blog (onde já adicionei seu blog entre os favoritos). O endereço é http://motorgerais.blogspot.com/ . Forte abraço, Bruno Freitas.
Sempre admirei o justicialista, que teve vida parecida com o nosso DEMOCRATA...
Bruno, obrigado pela visita; assim que tiver um tempinho, faço questão de conhecer seu blog.
Tohmé, concordo em parte; tanto o Gran Sport quanto o Democrata tiveram vida curta e eram sintonizados com o seu tempo, mas, enquanto o argentino era fruto de uma empresa estatal, o brasileiro vinha da iniciativa de um empreendedor visionário que acabou sendo prejudicado pelo próprio estado que, em princípio, deveria dar suporte a esse tipo de empreitada.
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