segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

JÁ ESTAVA NA HORA

Depois de quase duzentas postagens, nada desse pequeno es-paço achar tempo para homenagear o maior artesão automotivo do Brasil, cujo talento, na Itália, seria comparável ao de Cesare Scaglietti ou ao dos irmãos Fissore, por exemplo. Claro que estamos falando de Ottorino Bianco, mais conhecido como Toni Bianco, criador do primeiro F-3 nacional e de diversos protótipos como os Bino da Willys e o Fúria GT, da FNM. Ao contrário de outras legendas brasileiras, que preferiam moldar seus sonhos em fibra de vidro, Toni Bianco concretizava suas idéias em chapas de aço, na melhor tradição de sua Itália natal; contudo, a realidade de uma marca própria de esportivos veio, mesmo, em fibra de vidro com a linha S e S2, derivada do Fúria (sem o GT), das provas brasileiras de esporte-protótipo (bons tempos...) e que chegou a ser notícia até no Salão de New York de 1978, graças ao design agressivo e acabamento primoroso. Se, nas pistas, ele chegou e ser equipado com Alfa Romeo 4 cilindros, Chevrolet 4 cilindros, Chrysler V8, BMW e até Lamborghini e Ferrari V12, para as versões de rua ele era oferecido com o Volkswagen a ar típico dos esportivos nacionais dos anos 70, que oferecia diversas possibilidades de preparação a custo razoavelmente acessível. Esqueça os números oficiais; Bianco que se preze vinha nervoso "de fábrica", superando fácil os 100 cv líquidos com comando Engle e carburação Weber, suficientes para empurrar os pouco mais de 800 kg do bólido até velocidades em torno de 200 km/h, respeitáveis até hoje. Poucos Bianco de rua sobraram para contar a história, mas ela parece bem preservada graças aos dois exemplares S2 acima, flagrados no Brazil Classics 2004.

3 comentários:

Felipão disse...

Luis... Depois do Puma, aí eu não aguento... Eu amo esse carro e os Furias... Já até falei alguma coisa por lá... E parabéns pelo resgate... E tomara que venham outros fora de séries como Adamo, Santa Matilde e etc...hahauauh abraçoooo

Mauricio Morais disse...

Bela e justa lembrança. Falar de Toni Bianco é honrar o que este italian de alma brasileira fez por muitos e mutos anos.
Não sei como ainda não fizeram um livro para este designer brilhante. O Bianco é uma obra prima, digna das melhores coleções do mundo.

Gustavo disse...

Realmente o design deste carro é maravilhoso, além de ter um "cockpit" super aconchegante que dá vontade de acelerar.