Classificar esse fantástico De Tomaso Mangusta como um esportivo europeu equivale a dizer que a ópera Il Guarany, do compositor Carlos Gomes, é italiana. Com 401 unidades produzidas em Modena entre 1968 e 1971, ele levanta a questão não somente por causa do seu motor Ford 289 (4.7 litros) que trazia preparação semelhante à dos Shelby 350, com carburador Holley Quadrijet e comando Edelbrock - Iso Grifo e Jensen Interceptor, por exemplo, também usaram mecânica norte-americana, mas permanecem como dois dos melhores exemplos de GTs da Itália e Inglaterra. O que distancia o Mangusta de seus pares italianos é que o grande Giorgio Giugiaro soube transmitir, em cada detalhe do design, o caráter impetuoso - alguns chamariam de rude - e o sangue quente típicos dos conterrâneos de Alejandro de Tomaso, cuja marca é sempre estampada sobre as cores da Argentina; a força do V8 norte-americano, com 305 hp brutos, fez o resto do trabalho. A questão da nacionalidade do esportivo é polêmica (e de fundamental importância para a sobrevivência da humanidade...), mas, se você tivesse o privilégio de contemplá-lo em sua garagem em uma noite chuvosa ao sabor de um ótimo vinho, escolheria um Malma Malbec Gran Reserva ou um Barolo como companhia? Eu ficaria com o Malma.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
5 comentários:
hahahahah
com certeza, Luis...
perfeita analogia!!!
Que carro mais lindo. Elegante diria.
Acho que não tem nenhum por aqui,não é?
Gustavo, esse carro tem menos de 2 mil milhas originais de fábrica e faz parte do acervo de um colecionador do Veteran de BH.
Ah, esqueci de dizer: a foto é do Brazil Classics 2006; no Brazil Classics 2008 ele apareceu também e foi colocado no Spazio Italia, junto com Maseratis, Lamborghinis e Alfas (as Ferraris ficaram em outro lugar). Pelo jeito os organizadores não concordaram com minha tese de que o Mangusta é mais argentino do que iltaliano...
Tive o prazer de ver pessoalmente o Mangusta em Araxá em 2016. Seguem 2 links com algumas fotos que tirei e uma matéria que escrevi sobre ele no meu site:
http://www.velozes-antigosbr.com/2016/08/de-tomaso-mangusta-1969-reposta-do-quiz.html?m=1
http://www.bh-exotics.com/2016/07/velozes-e-antigos-de-tomaso-mangusta.html?m=1
Postar um comentário