sexta-feira, 3 de outubro de 2008

SANGUE PORTENHO

Classificar esse fantástico De Tomaso Mangusta como um esportivo europeu equivale a dizer que a ópera Il Guarany, do compositor Carlos Gomes, é italiana. Com 401 unidades produzidas em Modena entre 1968 e 1971, ele levanta a questão não somente por causa do seu motor Ford 289 (4.7 litros) que trazia preparação semelhante à dos Shelby 350, com carburador Holley Quadrijet e comando Edelbrock - Iso Grifo e Jensen Interceptor, por exemplo, também usaram mecânica norte-americana, mas permanecem como dois dos melhores exemplos de GTs da Itália e Inglaterra. O que distancia o Mangusta de seus pares italianos é que o grande Giorgio Giugiaro soube transmitir, em cada detalhe do design, o caráter impetuoso - alguns chamariam de rude - e o sangue quente típicos dos conterrâneos de Alejandro de Tomaso, cuja marca é sempre estampada sobre as cores da Argentina; a força do V8 norte-americano, com 305 hp brutos, fez o resto do trabalho. A questão da nacionalidade do esportivo é polêmica (e de fundamental importância para a sobrevivência da humanidade...), mas, se você tivesse o privilégio de contemplá-lo em sua garagem em uma noite chuvosa ao sabor de um ótimo vinho, escolheria um Malma Malbec Gran Reserva ou um Barolo como companhia? Eu ficaria com o Malma.

5 comentários:

Felipão disse...

hahahahah

com certeza, Luis...

perfeita analogia!!!

Gustavo disse...

Que carro mais lindo. Elegante diria.
Acho que não tem nenhum por aqui,não é?

Luís Augusto disse...

Gustavo, esse carro tem menos de 2 mil milhas originais de fábrica e faz parte do acervo de um colecionador do Veteran de BH.

Luís Augusto disse...

Ah, esqueci de dizer: a foto é do Brazil Classics 2006; no Brazil Classics 2008 ele apareceu também e foi colocado no Spazio Italia, junto com Maseratis, Lamborghinis e Alfas (as Ferraris ficaram em outro lugar). Pelo jeito os organizadores não concordaram com minha tese de que o Mangusta é mais argentino do que iltaliano...

Anônimo disse...

Tive o prazer de ver pessoalmente o Mangusta em Araxá em 2016. Seguem 2 links com algumas fotos que tirei e uma matéria que escrevi sobre ele no meu site:
http://www.velozes-antigosbr.com/2016/08/de-tomaso-mangusta-1969-reposta-do-quiz.html?m=1
http://www.bh-exotics.com/2016/07/velozes-e-antigos-de-tomaso-mangusta.html?m=1