terça-feira, 28 de outubro de 2008

A CONQUISTA DO OCIDENTE

Com a in-dústria de esportivos europeus e muscle-cars americanos pega no contrapé após a crise do petróleo dos anos 70, os japoneses acharam uma brecha para expandir a atuação dos seus produtos no mercado americano. Vistos, até então, como opções econômicas, eles tinham boa penetração na faixa dos modelos de entrada, mas, enquanto a Toyota não obteve sucesso com o fantástico 2000 GT, a Nissan dava passos mais largos para a conquista do segmento dos esportivos com o 240Z 1969 (vendido no EUA, a partir de 1970, sob a marca Datsun, criada especialmente para lá e extinta em 1981) que, mesmo tendo sido lançado ainda na era de ouro dos GTs, obteve considerável sucesso graças ao preço inferior ao de um Corvette - que, por sua vez, era muito mais barato que os GTs europeus - aliado à ótima qualidade do produto. A consolidação definitiva da marca na América se deu com seu sucessor, o 280 ZX, cujas linhas foram renovadas em 1979, época em que os americanos pareciam ter se esquecido de como fazer grandes carros e os esportivos europeus que sobreviveram à fúria da OPEP alcançavam preços exorbitantes. Com seu seis em linha 2.8 de 135 cv líquidos ele estava entre o que havia de melhor entre os carros-esporte, tradição mantida atualmente pelo 350Z, que é alardeado pela marca como o esportivo mais vendido do mundo. O 280 ZX 1979 dourado, preservado no Route 66 Auto Museum, dá uma idéia da importância da dinastia Z, já que é o único modelo estrangeiro em exposição lá.

3 comentários:

Felipão disse...

Nossa...

Jurava que os retrovisores desse carro eram instalados lá na frente, no capô.

Com certeza, um vanguardista, por ter linhas muito modernas, até mesmo para os padrões atuais, mesmo sendo projetado nos anos 60...

Luís Augusto disse...

Felipão, os retrovisores nos paralamas eram exclusivos para o mercado japonês. O projeto do carro da foto é de 1977 (ele foi lançado em 1979) e o dos anos 60 ao qual você se refere é o do 240Z, algo parecido com o do Toyota GT 2000.

Felipão disse...

Putz, que confusão danada que eu fiz...

Valeu pela confirmação, Luís...