quinta-feira, 14 de agosto de 2008

SIMPÁTICA PLEBÉIA

Na virada dos anos 30, enquan-to as marcas de prestígio recorriam a figuras mitológicas ou a animais poderosos para adornar seus radiadores, o humilde Ford A (1928-31) oferecia uma singela codorna como adorno opcional no lugar do famoso termômetro de água. Com o advento dos motores Ford V8, a partir de 1932, ela foi substituída pelos galgos, que sugeriam melhor performance, e caiu no esquecimento. Ironicamente, hoje ela empresta seu nome a um dos leilões mais badalados dos EUA - The Quail - que em nada lembra a imagem simples e despojada do adorno e do carrinho que o adotou.

2 comentários:

Chico Rulez! disse...

Eu acho adorno de capô legal demais, principalmente o Greyhound a que você se refere dos Fordinhos V8. Acho elegante, sem ser excessivamente ostensivo como os cristais lalic (tipo aquela águia no capô de um dos Isotta Fraschini do Tão).

Luís Augusto disse...

Realmente, o Greyhound (ou será um Whippet?)está entre os meus favoritos, junto com a estrela da Mercedes e o jaguar da Jaguar. Tem uma história engraçada de um colecionador paulista que comprou um raríssimo pardal dos anos 20 em uma feirinha de pulgas; o vendedor estava pedindo baratinho, achando que era peso para papel...