Embora já tivesse usado motores de oito cilindros até os anos 40 e disponibilizado um V8 de competição para o exclusivíssimo 33 Stradale, a Alfa Romeo ficou mais conhecida no pós-guerra pelos seus nervosos motores de quatro cilindros que se tornaram mitos em ícones como as Giulietta e Giulia. Entretanto, com o prestígio consolidado entre os pesos-leves e considerando a demanda por mais potência em meados dos anos 60, a marca vislumbrou o sucesso na faixa de mercado logo acima, onde estavam o Porsche 911 e a Ferrari Dino, e encomendou a Bertone o desenho de um novo modelo destinado a usar seu primeiro V8 de grande produção. Mas, para quem espera um brutal bloco de grande cilindrada - ao estilo dos dois grandões aí embaixo - sob o capô de um legítimo Alfa Romeo, é bom lembrar que a sofisticada unidade italiana tinha duplo comando de válvulas para cada bancada de cilindros e, com 2.6 litros, rendia 200 cv líquidos e bem-dispostos. O primeiro Montreal apareceu em 1967 em uma exposição na cidade canadense, mas a produção só teve início três anos depois, sendo o responsável pelo desenho da bella macchina Marcello Gandini, o mesmo que havia assinado o Lamborghini Miura. Embora seu motor seja dianteiro, algumas semelhanças com o Lambo (de motor central) são evidentes, como o desenho em curva da parte porterior das janelas das portas e as entradas de ar na coluna C, mas, apesar de toda a beleza e sofisticação, o Montreal não alcançou as expectativas da marca, principalmente por ter chegado tarde na festa, bem na época do encolhimento no mercado de grandes esportivos gerado pela crise do petróleo, e a configuração V8 acabou não fazendo carreira na casa milanesa. O modelo da foto foi exposto pelo Boris Feldman no Brazil Classics 2008 junto com vários esportivos italianos.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
4 comentários:
Este carro é uma GTV de fraque !
O Juca Chaves tinha uma verde. Nunca gostei muito dessa Alfa, ela tem muita altura do chão e a traseira parece feita por um designer preguiçoso.
M, bem lembrado!
Esqueci de mencionar no post que a base da Montreal é a GTV.
M sempre alerta !
Hahahahahhhh...
Postar um comentário