terça-feira, 25 de novembro de 2008

ENQUANTO ISSO, NAS TRINCHEIRAS DA CHRYSLER...

O adver-sário do Maverick, o Plymouth Valiant da terceira geração, lançada em 1967, so-freu pouco com os famigerados pára-choques porque a corporação se antecipou aos legisladores e desenvolveu o desenho dos seus compactos adotando as modificações antes que elas se tornassem obrigatórias, tanto que o Dodge Dart brasileiro, idêntico ao americano - que era uma versão mais elaborada do Valiant - teve o mesmo desenho dos pára-choques aqui e lá, sem nunca ter perdido a harmonia, até sua retirada de linha em 1973 (lá) e 1981 (aqui). Sobre o modelo 1970 da foto, flagrado no Brazil Classics 2008, ele foi rodando de Belo Horizonte até Araxá para o evento. Eu estava, por acaso, no hall do Grande Hotel quando ele chegou para descarregar a bagagem, tendo a sobreposição do elegante sedã com as linhas clássicas da construção me proporcionado um desses raros átimos da nossa existência, nos quais temos a certeza de que o tempo voltou atrás...

7 comentários:

Felipão disse...

E essa antecipação fez toda a diferença...

Bem diferente do Maveco...

E essa última série foi produzida pela volks, Luis???

Em que anos foram produzidos os Darts pela Volks???

Abração...

Luís Augusto disse...

Não exatamente, Felipão; a partir do 2o. semestre de 1979, a VW assumiu o controle da Chrysler no Brasil, mas os modelos continuaram a ser produzidos por ela mesma (na velha fábrica da Simca). Posteriormente, a Volks usou as instalações para fabricar seus primeiros caminhões.

Paulo Maeda™ disse...

Felipão, q blz de blog que vc tem no seu roll...rs

Luis Augusto, mto bom seu blog. Eu tb sou apaixonado por carros, e gosto de ler as histórias sobre os velhinhos, sempre que eu puder passarei por aki.

Parabéns

Luís Augusto disse...

Grande Paulo, já tinha visto comentários seus em outros blogs. Fico muito feliz que tenha gostado, seja sempre bem-vindo!

Felipão disse...

Boa, Paulo...

Fico feliz que tenha achado o blog do Luis, via Blogsport...

A Teca mesmo tá sempre por aqui...

Esse aqui é, seguramente, o melhor blog de autos antigos da net...

Abração

Luís Augusto disse...

Thanks.

Celso Lamas disse...

Que linhas...

Que conjunto harmonioso...

Que carro!!!!