terça-feira, 19 de agosto de 2008

DETALHE INACREDITÁVEL

Se não podia ser considerado uma refe-rência em desempenho com seu motor 1.7 de 75 hp brutos, o SP2 tinha atributos interessan-tes, como o belo desenho assinado por Márcio Piancastelli, a exclusividade, o acabamento caprichado e o prazer ao dirigir que proporcionava aos seus proprietários. Lançado no início da crise do petróleo, ele poderia ter encontrado um nicho interessante no mercado norte-americano, que passou a rejeitar esportivos de grande cilindrada após o aumento exponencial do preço da gasolina. Acontece que os executivos da VW do Brasil não prestaram atenção na rígida legislação dos EUA a respeito da altura mínima de faróis nem houve o menor esforço para adequar o projeto a tais exigências, ficando o promissor mercado de exportação limitado a umas poucas dezenas de exemplares mandados para o Oriente Médio. O post anterior comenta que até Enzo Ferrari se curvou aos ianques e mandou redesenhar a frente da Daytona também por causa da altura dos faróis, mas a VW do Brasil preferiu outro caminho, tendo como resultado a marca de pouco mais de 10 mil exemplares vendidos e uma surra do rival Puma que, mesmo com todas as limitações de uma empresa de pequeno porte, vendeu nos EUA e Europa e tem clubes de entusiastas por todo o mundo.

5 comentários:

Henri disse...

Caro amigo, este detalhe realmente é inacreditável. Possuo um SP2 1974 em fase de restauração e sou fissurado por tudo relativo a ele (revistas, reportagens, testes comparativos, fotos, desenhos, miniaturas, .... Você teria mais artigos sobre os SP2.
Grande abraço!!!

Luís Augusto disse...

Prezado Henri, tive o prazer de conhecer o Márcio Piancastelli na casa de um amigo e ele me mostrou um imenso material inédito sobre o carro. Fora isso, tenho muita coisa.
Abraços

Henri disse...

LUIS, EU TENHO ALGUMAS REVISTAS ANTIGAS (4 RODAS, AUTO ESPORTE) E DAS ATUAIS VÁRIAS, TENHO ALGUMAS RÉPLICAS DE PROPAGANDAS DA ÉPOCA, PORÉM NÃO TENHO TODAS.VOCÊ PODERIA COMPARTILHAR ALGUMA COISA DO SEU MATERIAL? TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER O MÁRCIO PIANCASTELLI, EU TAMBÉM POSSUO ALGUMAS PUMAS E ANTES DO FALECIMENTO DO JORGE LETERI TIVE O GRANDE PRAZER DE CONHECE-LO E TIRAR ALGUMAS FOTOS. EU MORO NA REGIÃO DO GRANDE ABC SERÁ QUE É POSSÍVEL NOS CONHECERMOS?
GRANDE ABRAÇO!!!!

Luís Augusto disse...

Henri, na verdade eu conheço bem o Délio, irmão do Márcio, que mora aqui em BH e, sabendo do meu gosto por carros antigos, me ofereceu um almoço em sua casa quando o Márcio esteve aqui (não sei se vc sabe, mas o Márcio é mineiro). Não tenho o contato dele, mas, estando com o Délio, posso perguntar para vc.

Henri disse...

Luís, te agradeço e fico no aguardo de vc conseguir o contato com o Márcio.Vou tentar por aqui também, tem uma pessoa que restaura volantes aqui em Sto André, o Luís Ambrogi e ele comentou que a algum tempo atrás também havia almoçado com o Márcio Piancastelli.
Em breve lhe mando fotos do meu SP2 que está saindo do "forno"
Grd abraço,
Henri