Não tanto pela qualidade construtiva e muito menos pelo preciosismo técnico, os carros do outro lado da antiga Cortina de Ferro vêm despertando curiosidade no meio antigomobilista e alguns colecionadores, liderados pelo jornalista Flávio Gomes, já se empenham em preservá-los. O interessante é que os modelos que mais mobilizam o público são justamente os mais comuns, talvez por serem símbolos de um modo de vida que não existe mais. Em Berlim, por exemplo, é possível nos depararmos com diversos Trabis bem-cuidados - há, inclusive, uma locadora de veículos dirigida a turistas que só trabalha com esses carros - mas quase não vemos mais Wartburgs, seu antigo "concorrente" direto. Fenômeno semelhante ocorre com o Lada 2105, também conhecido como Laika por aqui, que faz mais sucesso do que os conterrâneos Moskvitch, mais raros. O Trabant 1971 da foto esteve no Brazil Classics 2004; seu motorzinho de dois cilindros, dois tempos, 0.6 litro e 25 cv, derivado dos DKW dos anos 30, tem um ruído parecido com o de um moedor de cana e o desempenho... bem, digamos que, em queda livre, ele deve superar os 100 km/h! Por outro lado, não tem problemas de ferrugem, graças à estrutura da carroceria em Duroplast, uma fibra derivada do algodão.
Dodge Dart 1970 ...
Há 3 meses
6 comentários:
Oi Luís!
Se você queria uma inspiração para blogar, encontrou uma mais do que perfeita para você!
Afinal, quem mais iria procurar apartamento para alugar, depois de casado, em que tivesse o maior número de vagas de garagem possível, só para caber todos os carros, novos e antigos? :-)
Abração pra você!
Ah, a foto do Fusquinha da capa do blog ficou legal demais!!!
Abração
Oi, Lu. Vi todo o seu blog. Gostei muito e acho que o Pedro também vai curtir. Sempre q estiver aqui em casa (BH) vou dar uma checada nas novidades. Um beijo, Tia Dê.
Valeu! Sejam bem-vindos e comentem à vontade!
Lu, também adorei a foto do fusquinha. Quem é essa gatinha ao seu lado??!! Hehehe. Parabéns pelo blog!!
Pelo menos os primeiros Wartburg tinham um aspecto mais luxuoso, semelhante a alguns Skoda como o Felicia e o Octavia. Depois foram ficando mais parecidos visualmente com um Lada, ainda que conservassem a tração dianteira como os DKW dos quais se originaram. Ao passo que o Trabant tinha a mecânica inspirada nos modelos com motor de 2 cilindros transversal, o Wartburg tinha o motor montado na posição longitudinal como os DKW nacionais.
Postar um comentário