terça-feira, 15 de julho de 2008

O QUE PODERIA TER SIDO...

O que as fábricas Lada, Kia e Hyundai têm em comum? Todas são mais jovens do que algumas marcas nacionais há muito desaparecidas, como Puma, Brasinca, Gurgel e Ibap - a Hyundai, mais antiga, é de 1967. Dentre as nacionais, a Ibap foi a mais ousada: não se contentou em aproveitar conjuntos mecânicos já consagrados e contratou o desenvolvimento de um motor próprio, em parceria com a Retífica São Paulo, na Itália, colocando-o em um sedã de concepção extremamente moderna para o padrão brasileiro da época, o famoso Democrata. O resto da história - perseguição impiedosa do governo militar, boicote da imprensa especializada e perda progressiva da credibilidade junto ao público, diante dos constantes ataques externos - fez com que a fábrica morresse ainda na fase embrionária, justamente quando se esperaria maior dose de proteção do governo e da imprensa nacionais. Hoje, podemos ver o logotipo acima estampado apenas nos poucos protótipos que sobraram...

5 comentários:

roberto zullino disse...

Os marcadores ficaram bons e me permitiram achar esta postagem.

Tudo cascata, a IBAP não tinha a menor viabilidade industrial. O camarada vende cotas para entregar milhares de carros usando carroceria de fibra? Ia demorar dez anos para entregar os carros. A GM nunca conseguiu fazer o Corvette em altas produções por causa do uso de fibra, simplesmente não dá.

Ridículo, tira-se dinheiro dos incautos e culpa-se a "perseguição".

Quem perseguiu mesmo foi a 4Rodas quando era uma revista razoável e não esse pasquim de hoje em dia. Pergunta se a 4Rodas perdeu alguma causa? Nenhuma porque mostrou a verdade.

O governo e a justiça fizeram muito bem, é obrigaçao deles proteger o cidadão. Só faltava investirem na coisa.

Até história de navio afundado com um monte de motores italianos foi falada. Que dissessem o nome do navio. Que dissessem o nome da fabrica italiana que iria produzir os motores. Seria a Ferrari que estava quebrada na época? Por que nunca disseram? Cascata pura, chiaccera.

O carro era um Corvair, o "unsafe at any speed", bem malfeito.

Como o povo adora fracassos ficam acreditando em história da carochinha. Essa merda até livro tem, uma peça de ficção sem dúvida, já que espalha essa história enaltecendo os "criadores" e artífices, melhor dizer arteiros.

Ninguém me contou, eu vi. Antes teve o episódio do Hospital Presidente dos mesmos donos.

Luís Augusto disse...

Existem mesmo lances misteriosos nessa história. Contra a Ibap, o fato de nunca ter havido cotrato de desenvolvimento do peças com fornecedores, mostrando que o empreendimento não era mesmo levado a sério. Mas houve um episódio em que a Ibap, capitalizada, quis comprar a FNM (que ninguém queria) e o governo vetou sem maiores explicações.

roberto zullino disse...

Isso foi no final e o Grupo não devia ter mais credibilidade graças a obra meritória da 4Rodas, fizeram muito bem, no mínimo ia dar merda.

Luís Augusto disse...

Quem viveu essa época compartilha sua opinião. Um amigo chegou a comparar a Ibap à Vascolcelândia, um golpe na época para fazer um parque tipo Disneylandia.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Infelizmente não passou da fase de protótipo, mas o modelo até era interessante.