quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PURISTAS, TREMEI!


Quem pensa que o belo 2300 brasileiro foi o único Alfa Romeo produzido longe de Milão deve procurar conhecer um pouco da história dos Alfasud, que marcaram época nos anos 70 e 80 por terem sido produzidos em uma cidadezinha perto de Nápoles, portanto no sul da Itália (daí o sud). Mais do que o local de produção, entretanto, o que marcou esta "casta" da Alfa Romeo foi a abolição da tração traseira, heresia que se estendeu a todas as Alfas posteriores até o lançamento da exclusiva 8C Competizione em 2007, muito embora o refinamento da concepção mecânica não tenha sido esquecido pela casa milanesa. A Sprint Veloce 1.5 Quattrovalvole 1984 acima, cuja foto foi extraída do Portal dos Clássicos é um dos melhores representantes desse momento delicado da Alfa Romeo, que acabou interrompendo a produção napolitana em 1989, três anos após a sua absorção pela Fiat. Compacta e de sangue quente, como quase todos os modelos com o cuore sportivo, ela pode ser considerada a ancestral da 145, que ficou bem conhecida no Brasil nos anos 90 e ainda habita as garagens de alguns entusiastas da marca.

14 comentários:

M disse...

Inspiração Subaru.

Francisco J.Pellegrino disse...

O Zullino dirá que a dele é uma freccia d'oro, mas falando francamente.......deixa prá lá, sem comentários.

Mauricio Morais disse...

Se olhar rapidamente esse carro da foto se parece com um Gol quadrado com frente de Alfa TI brasileiro.

João Cesar Santos disse...

Parece cruza de Passat TS farol redondo com Gol GTS 'quadrado'

Luís Augusto disse...

Essas comparações vão provocar a ira dei amici!

roberto zullino disse...

eu não gosto desse antepassado da minha freccia d´oro omologatta zagato specialle vila d´este, parece gol.

Luís Augusto disse...

Se o antepassad da sua 145 é um Alfasud ela não pode ter tais sobrenomes, não passa de uma plebéia.

roberto zullino disse...

Muito ao contrário, Napoles salvou a Associação Lombarda duas vezes.
A primeira com a grana e a inteligência do engenheiro napolitano Nicola Romeo que deu nome à marca e na segunda vez com a Alfasud que colocou a Alfa Romeo no caminho da modernidade.

roberto zullino disse...

o fato de não gostar do antepassado não significa que não goste do descendente, capisce?

Luís Augusto disse...

Hehehehe, claro!
Não sabia que o genial Nicola Romeo era napolitano.

Tohmé disse...

Simples e bela...

Arthur Jacon disse...

Lindíssimo. Esses dois farois redondos eram qualquer coisa.

Arthur Jacon disse...

Quer dizer, quatro farois.

roberto zullino disse...

dois mesmo, os outros dois nem fio tem, são só enfeite.